Operação Sem Fronteiras – Trabalhos 2023-2024

Escola EBI Mário Beirão (EB 2,3) (Beja)

Escalão: Escalão 2 - Escolas do 2º e 3º Ciclo

Intervenientes:
Encarregados de educação

Memória descritiva

Explicação do processo de conceção e de elaboração do trabalho, assinalando as suas fases mais significativas:
Trabalho de pesquisa respondendo ás questões: - O que é o tráfico de animais; por que é que os animais são traficados?; Que animais são traficados? Em que ambiente natural vivem esses animais? Qual é o habitat desses animais? Como podemos evitar o tráfico de animais?
Trabalho escrito.
Elaboração de uma maquete desses animais no seu ambiente/habitat.

Metodologia utilizada e resultados da implementação da exposição:
Trabalho de pesquisa, análise e organização de informação; Apresentação do trabalho escrito; Construção de uma maquete com o animal no seu ambiente/habitat.; Apresentação do trabalho em sala de aula; Exposição dos trabalhos.

Fontes de pesquisa mobilizadas:
Pesquisas online.

Articulação do trabalho com as aprendizagens essenciais das disciplinas envolvidas e com os Domínios da Estratégia Nacional de Educação para a Cidadania:
Educação ambiental:
Perceber a diversidade dos seres vivos que vivem no planeta Terra e as interações que estes estabelecem com o meio ;Assumir atitudes e valores que defendam a implementação de medidas que visem promover a sustentabilidade do planeta Terra; Selecionar e organizar informação a partir de fontes diversas, integrando saberes prévios para construir novos conhecimentos; Construir, usar, discutir e avaliar modelos que representem estruturas e sistemas; Integrar saberes de diferentes disciplinas para aprofundar temáticas de Ciências Naturais; Interpretar problemáticas do meio com base em conhecimentos adquiridos.

Registo fotográfico do panorama geral da exposição:

Registo fotográfico de pormenores da exposição:

Registo fotográfico das principais etapas do projeto:

Vídeo de apresentação da exposição (opcional):

Clique aqui para ver o vídeo na página do YouTube.