Operação Sem Fronteiras – Trabalhos 2023-2024

Escola Padre José Agostinho Rodrigues (Alter do Chão)

Escalão: Escalão 2 - Escolas do 2º e 3º Ciclo

Intervenientes:
Durante a aulas de ciências naturais alunos de 5º ano, estudaram o tema da biodiversidade animal. Falou-se também das várias ameaças a esta biodiversidade e algumas medidas de como se podem proteger os animais para que no limite não desapareçam. Para ajudar neste tema foi contatado o Núcleo Proteção Ambiental do Destacamento Territorial de Portalegre, que prontamente nos ajudou fazendo várias sessões de esclarecimento para que os nossos alunos pudessem compreender melhor o tráfico de vida selvagem e como é feito o controlo e a prevenção em Portugal e também noutros países. Depois destas sessões foi proposto aos alunos trabalharem o tema. Assim, foram feitos cartazes a seu gosto para dar a conhecer à comunidade educativa este flagelo e é claro concorremos à Operação Sem Fronteiras – Comércio Ilegal, uma via para a Extinção. Com este trabalho foi feria a avaliação em relação a este tema.

Memória descritiva

Explicação do processo de conceção e de elaboração do trabalho, assinalando as suas fases mais significativas:
Foi dado aos alunos um documento orientador sobre o que o trabalho deveria ter, assim como alguma informação mais teórica sobre este assunto. As apresentações da GNR e os ppt e filmes dados nas aulas de CN, foram disponibilizados aos alunos no teams. Cada aluno ou pares de alunos escolheu que animal, queria estudar e procederam à pesquisa da informação em sala de aula e em casa. Toda a informação, recolhida foi revista pelos professores envolvidos antes dos alunos passarem à fase da construção do cartaz propriamente dito. Foi dada a liberdade dos alunos fazerem o cartaz com achassem melhor e sentissem mais confortáveis, daí termos trabalhos em Canva, cartolina e Word, com e sem QR code. Foi feita a exposição na biblioteca escolar

Metodologia utilizada e resultados da implementação da exposição:
Como os trabalhos apresentavam formatos diferentes, e preocupação da escola é reutilizar materiais existentes, resolveu-se montar uma exposição diferente do usual. Para tal utilizámos teares antigos para suportar os trabalhos em A3, que prendemos no teto da biblioteca e com um biombo que já existe na escola, apresentamos os trabalhos feitos em cartolina A2. Como a biblioteca escolar tem por hábito contar histórias com materiais/bonecos manipuláveis, existe uma coleção de animais que serviram para cativar a atenção dos visitantes. A informação do tema – Animais em vias de extinção – foi feita com letras recortadas em cartão que existem na para se utilizarem sempre que surge a oportunidade.

Fontes de pesquisa mobilizadas:
Livros da disciplina de ciências naturais, informação retirada da plataforma da ABAAE e do site do ZOO sobre o tema, informação dada pela GNR e documentários sobre o tema e internet.

Articulação do trabalho com as aprendizagens essenciais das disciplinas envolvidas e com os Domínios da Estratégia Nacional de Educação para a Cidadania:
A articulação não pode ser feita formalmente, uma vez que a docente de cidadania se encontra de baixa por gravidez de risco. Assim o tema trabalhado na disciplina de CN, oficina experimental e de .COM (competências organizacionais e motivacionais)

Registo fotográfico do panorama geral da exposição:

Registo fotográfico de pormenores da exposição:

Registo fotográfico das principais etapas do projeto:

Vídeo de apresentação da exposição (opcional):

Clique aqui para ver o vídeo na página do YouTube.