Operação Sem Fronteiras – Trabalhos 2023-2024

Escola Básica e Secundária D. Manuel Ferreira Cabral (Santana)

Escalão: Escalão 2 - Escolas do 2º e 3º Ciclo

Intervenientes:
Para a consecução do projeto foram envolvidos os seguintes intervenientes:
- 5 docentes das turmas e as coordenadoras do projeto Eco-Escolas;
- 57 alunos do 7.º ano e 1 aluno do 8.º ano;
- 2 funcionários (montagem da exposição);
- Superfícies comerciais da freguesia de Santana (recolha de cartão);
- Encarregados de Educação (recolha e corte de material);
- Comunidade escolar (votação para seleção de 1 projeto).
No que concerne à comunicação, a exposição foi divulgada no Facebook da escola com o objetivo de chegar a toda a comunidade.

Memória descritiva

Explicação do processo de conceção e de elaboração do trabalho, assinalando as suas fases mais significativas:
O projeto foi implementado nas turmas de 7.º ano na disciplina de Cidadania e Desenvolvimento e contou com a colaboração dos docentes das seguintes disciplinas: História, Português, Geografia e Educação Visual.
A elaboração do trabalho/projeto passou por várias etapas que proporcionaram diversos desafios aos alunos intervenientes e, por isso, todas as fases são significativas pois traduziram-se em aprendizagens para os discentes.
Num primeiro momento, houve a apresentação do projeto aos alunos, leitura do regulamento e explicação do mesmo. Os discentes foram informados que o projeto seria desenvolvido com a cooperação de todas as turmas do 7.º ano e foi partilhado com todos os alunos um documento word com edição em rede, para apresentação de ideias.
Num segundo momento, os alunos elaboraram a planificação do projeto com divisão e atribuição de tarefas entre todos. De seguida, criaram-se equipas de trabalho, para planear e projetar as diferentes etapas e para atribuir funções. Foi ainda decidido o material a utilizar atendendo à necessidade de inclusão de materiais recicláveis. Nesta fase foi visível a aquisição de competências interpessoais e de gestão de projetos.
Num terceiro momento os grupos iniciaram as pesquisas sobre o tema a nível mundial e também, sobre a espécie do Vietname que pretendiam estudar.
Posteriormente, procedeu-se à fase de análise, seleção e compilação das informações recolhidas, após a qual iniciaram-se as ilustrações e a elaboração dos cartazes informativos para exposição. As ilustrações, a maquete e todos os cartazes foram elaborados com recurso a materiais reutilizados. Os discentes utilizaram cartolinas e folhas de trabalhos anteriores, caixas de papelão solicitadas em superfícies comerciais e colheram folhas caídas no pátio da escola. Saliente-se que todas as informações foram escritas manualmente com o intuito de reduzir a pegada carbónica e aumentar a pegada ecológica da escola. Na elaboração do projeto, os discentes sentiram a necessidade de construir elementos simbólicos, neste sentido, elaboraram uma maquete que representa o animal no seu habitat natural e a mesma, é acompanhada por uma ilustração onde disponibilizam o número de exemplares da espécie vivos e uma estimativa, em percentagem, daqueles que foram mortos pelo recurso à caça furtiva e também pelo tráfico de animais.
Por fim, todas as turmas colaboraram na montagem da exposição no átrio do primeiro pavilhão da escola, em conjunto com os docentes das turmas, os funcionários e a aluna do 8.º ano.

Metodologia utilizada e resultados da implementação da exposição:
Este trabalho foi desenvolvido com recurso à metodologia de projeto onde inicialmente houve a análise do regulamento e posteriormente foi elaborada a planificação com das diferentes etapas. O momento áureo do projeto foi a exposição no átrio do 1.º pavilhão da escola, com o objetivo de sensibilizar a comunidade escolar para as consequências associadas ao tráfico ilegal de espécies. A comunidade educativa transmitiu um feedback positivo, salientando a capacidade criativa dos alunos e a qualidade dos materiais expostos, assim como a informação transmitida. Alguns alunos envolvidos na execução deste projeto fizeram uma visita guiada à exposição e explicaram a mesma aos membros do Conselho Executivo da escola. Na exposição destaca-se a ilustração do tigre onde a parte pintada simboliza o número de exemplares da espécie vivos e a parte representada, com apenas com recurso à linha, representa os exemplares que já foram mortos.

Fontes de pesquisa mobilizadas:
Na elaboração do projeto, os alunos consultaram diversas fontes online, nomeadamente: páginas associadas a ONG’s; ao site do CITES; Relatórios da União Europeia e fontes de comunicação e informação.
Exemplo de alguns sites consultados:
50 anos de CITES: Tráfico de espécies é uma “ameaça tremenda” à biodiversidade – Green Savers (sapo.pt)
RELATÓRIO sobre o plano de ação da UE contra o tráfico de espécies selvagens | A8-0303/2016 | Parlamento Europeu (europa.eu)
Front | CITES
ICNF - Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas
Tráfico de animais - Mundo Educação (uol.com.br)
Tráfico ilegal de espécies - Jovens Repórteres para o Ambiente (abaae.pt)
Lutar contra o tráfico de espécies selvagens e salvaguardar a biodiversidade do planeta | Temas | Parlamento Europeu (europa.eu)
Tráfico animais silvestres: saiba tudo sobre esse comércio ilegal (worldanimalprotection.org.br)
Tráfico de espécies | PÚBLICO (publico.pt)
Tráfico de espécies animais causa impactos em todo o meio ambiente – Jornal da USP

Articulação do trabalho com as aprendizagens essenciais das disciplinas envolvidas e com os Domínios da Estratégia Nacional de Educação para a Cidadania:
Disciplina de Cidadania e Desenvolvimento:
- A Educação para o Desenvolvimento, que visa a consciencialização e a compreensão das causas dos problemas do desenvolvimento e das desigualdades a nível local e mundial, num contexto de interdependência e globalização, com a finalidade de promover o direito e o dever de todas as pessoas e de todos os povos a participarem e contribuírem para um desenvolvimento integral e sustentável.
• Educação Ambiental
• Conceção de cidadania ativa;
Disciplina de Geografia:
-Descrever a localização relativa de um lugar, em diferentes formas de representação da superfície terrestre, utilizando a rosa dos ventos;
- Descrever a localização absoluta de um lugar, usando o sistema de coordenadas geográficas (latitude, longitude), em mapas de pequena escala com um sistema de projeção cilíndrica;
- Inferir sobre a distorção do território cartografado em mapas com diferentes sistemas de projeção;
- Aplicar as Tecnologias de Informação Geográfica, para localizar, descrever e compreender os lugares.
Disciplina de História:
- Reconhecer no fabrico de instrumentos e no domínio sobre a natureza momentos cruciais para o desenvolvimento da Humanidade;
- Compreender a existência de diferentes sentidos de evolução nas sociedades recoletoras/caçadoras e agropastoris, estabelecendo comparações com as sociedades atuais.
Disciplina de Português:
- Elaborar textos que cumpram objetivos explícitos quanto ao destinatário e à finalidade (informativa ou argumentativa) no âmbito de géneros como: resumo, exposição, opinião, comentário, biografia e resposta a questões de leitura;
- Planificar a escrita de textos com finalidades informativas, assegurando distribuição de informação por parágrafos;
- Respeitar os princípios do trabalho intelectual, quanto à identificação das fontes;
- Escrever com propriedade vocabular e com respeito pelas regras de ortografia e de pontuação.
Disciplina de Educação Visual:
- Utilizar diferentes materiais e suportes para realização dos seus trabalhos;
- Inventar soluções para a resolução de problemas no processo de produção artística;
- Manifestar capacidades expressivas e criativas nas suas produções, evidenciando os conhecimentos adquiridos;
- Recorrer a vários processos de registo de ideias (ex.: diários gráficos), de planeamento (ex.: projeto, portefólio) de trabalho individual, em grupo e em rede.

Registo fotográfico do panorama geral da exposição:

Registo fotográfico de pormenores da exposição:

Registo fotográfico das principais etapas do projeto: