Queres levar a tua turma ao Ocenário? | Trabalhos 2024

Associação Portuguesa de Pais e Amigos do Cidadão Deficiente Mental (Setúbal)

A Escola de Educação Especial – Centro Sócio-Educativo da APPACDM de Setúbal – é uma escola onde já está enraizada a cultura ecológica e onde todos ou quase estão conscientes de que a natureza é a nossa herança, por isso, tentamos o mais possível amá-la e respeitá-la.
Esta atividade resultou do trabalho desenvolvido pelos alunos da turma A (Salas 2 e 3) desta Escola de Educação Especial, com multideficiência e com deficiência ligeira, associada a dificuldades de aprendizagem, com idades compreendidas entre os 10 e os 18 anos (idade cronológica).
Este trabalho teve como objetivo responder ao desafio: “Queres levar a tua turma ao Oceanário?” lançado pela ABAAE em parceria com o Pingo Doce.
Este desafio consistiu na realização de uma campanha com recurso a um cartaz onde constou a ilustração de uma espécie marinha protegida: Boga-portuguesa (Chondrostoma lusitanicum).
A Boga-portuguesa só existe na bacia do rio Sado (rio que “banha” a cidade de Setúbal e motivo pelo qual foi selecionada a espécie para campanha), na parte inferior da bacia do rio Tejo e nas pequenas ribeiras que desaguam no mar a norte de Lisboa, até ao rio Lizandro.
Estas pequenas bogas, desovam em grupos, lançando os pequenos ovos que aderem às pedras ou plantas aquáticas, onde se desenvolvem na altura da Primavera.
A espécie selecionada (Boga-portuguesa), para a realização desta campanha, encontra-se criticamente ameaçada devido: à elevada fragmentação das suas populações; ao isolamento geográfico; à poluição resultante de descargas de efluentes; à sobre-exploração dos recursos hídricos; à introdução ou expansão de espécies animais não autóctones e; à construção de barragens e açudes.
Esta espécie faz parte do Projeto de Conservação EX-SITU de Organismos Fluviais (http://exsitu.quercus.pt/) no qual o Aquário Vasco da Gama tem vindo a assegurar a manutenção e a reprodução de exemplares de Boga-portuguesa Chondrostoma lusitanicum para posterior libertação na natureza.
Este trabalho foi apresentado de forma informal aos alunos, durante uma outra atividade de sala que, visava explorar o Moinho da Mourisca, que se encontra no Estuário do Sado.
Posteriormente, os alunos consultaram a página web, do Programa Eco-Escolas, com a apresentação do desafio relâmpago “Queres levar a tua escola ao Oceanário?”, para recolherem mais informações, desenvolvendo assim as suas competências na área de investigação.
Após a recolha desta informação, numa “mesa-redonda” e em estilo “brainstorming” foram avançadas várias ideias para a espécie a representar na campanha, a forma de construir o cartaz, a forma de o divulgar e onde o expor.
Na fase seguinte, foi realizada uma pesquisa na Web sobre a espécie marinha escolhida, nomeadamente: nome científico; características; ameaças; presença na Lista Vermelha da International Union for Conservation of Nature and Natural Resources (IUCN) e; curiosidades.
Seguidamente, os alunos, sob orientação dos professores e auxiliares da sala, arregaçaram as mangas e mostraram os seus dotes artísticos, construindo o seu cartaz da campanha, usando diversas técnicas de desenho, pintura e colagem, para colocarem no papel as suas ideias e em conjunto criar o seu poster numa cartolina em tamanho A1.
Depois de concluído, o cartaz foi divulgado em todas as turmas da escola. Esta campanha de divulgação foi realizada através de uma apresentação oral, onde o cartaz foi o suporte visual, chegando assim a toda comunidade escolar (alunos, professores, técnicos e auxiliares).
Após esta etapa da campanha, o cartaz foi afixado no refeitório da escola, de forma a facilitar a sua comunicação e divulgação.
Nos dias 1 e 2 de junho, o cartaz foi também exposto no evento, promovido pela Câmara Municipal de Setúbal, “Há Festa no Parque”, para comemorar o Dia Mundial da Criança e o encerramento do ano letivo escolar.
Este desafio ao longo da sua elaboração também foi sendo divulgado na página do Facebook da Escola (processo e produto final). Esta divulgação permitiu que a campanha sensibilizasse um número superior de pessoas, uma vez que, a escola tem uma comunidade internauta de mais de 1200 seguidores/amigos.
A elaboração deste trabalho contou com a participação dos alunos ao longo de todo o processo, que, de uma forma individual e apoiada/orientada pelo adulto, colaboraram dentro das suas capacidades/competências, promovendo a inclusão de todos neste desafio.
Este desafio, permitiu aos alunos que nele participaram, incutir nos mesmos uma de mudança de atitudes, por um planeta mais saudável e sustentável, permitindo-lhes cuidar da natureza, com afeto e responsabilidade.

Fotografias do cartaz:

Vídeo (publicado no Youtube ou Vimeo) (opcional):

Clique aqui para ver o vídeo na página do YouTube.