Queres levar a tua turma ao Ocenário? | Trabalhos 2024

Escola Básica de Gavião (Gavião)

A turma do 4º ano da Escola Básica e Secundária de Gavião resolveu, em assembleia de turma, aceitar o desafio lançado pela professora titular. Após analisarem o regulamento verificaram que precisavam de ajuda e desafiaram a dinamizadora da AEC Empreendedorismo Educativo para colaborar com a turma. Aceite o desafio, iniciaram a investigação como se fossem detetives ambientais.
Após investigação sobre as espécies marinhas ameaçadas, a turma decidiu escolher a Foca-monge-do-mediterrâneo. A sua escolha recaiu sobre a foca monge por constar da lista de espécies classificadas como ameaçadas pela Lista Vermelha da International Union for Conservation of Nature and Natural Resources (IUCN) e pelo seu habitat ser na costa marítima portuguesa (ilha da Madeira).
Realizaram um estudo sobre esse animal, os diferentes grupos partilharam conhecimento e começaram a ter ideias para a elaboração de um cartaz e de um vídeo.
O cartaz onde contempla a espécie selecionada, os motivos para a sua escolha e as principais ameaças foi feito por toda a turma de forma colaborativa, recorrendo aos talentos de cada um.
Seguidamente, projetaram como iriam fazer a campanha pelo animal selecionado, escolhendo o dia e horário mais adequado e que lhes permitisse abranger o maior número de pessoas possíveis. Afixaram o Cartaz no átrio da escola e distribuíram alguns cartões de alerta para o perigo de extinção deste animal, falando individualmente com cada pessoa, dando-lhes informações detalhadas sobre os perigos reais que atingem a foca-monge e alertando para a importância da atitude de cada um para a proteção dos oceanos.
A realização do vídeo foi a etapa seguinte que, além do presente concurso, servirá também para divulgarem a sua mensagem nas redes sociais do agrupamento de escolas.

Fotografias do cartaz:

Vídeo (publicado no Youtube ou Vimeo) (opcional):

Clique aqui para ver o vídeo na página do YouTube.