Queres levar a tua turma ao Ocenário? | Trabalhos 2024

Escola Básica de Gavião (Gavião)

A docente titular de turma e a dinamizadora da AEC Empreendedorismo, com recurso à metodologia de projeto, desafiaram os alunos a aceitarem fazer um trabalho sobre uma espécie marinha em vias de extinção.
Os alunos pesquisaram o significado da palavra extinção e debateram os impactos ambientais se as espécies em extinção fossem mesmo extintas.
Assim, após investigação sobre as espécies marinhas ameaçadas, a turma do 3º ano da Escola Básica e Secundária do Gavião decidiu escolher o Golfinho Corcunda do Atlântico. Este animal marítimo consta da lista de espécies classificadas como ameaçadas pela Lista Vermelha da International Union for Conservation of Nature and Natural Resources (IUCN) e têm como seu habitat a costa marítima portuguesa (ilha da Madeira).
Realizaram um estudo sobre o Golfinho Corcunda do Atlântico e construíram um cartaz onde constava a espécie selecionada, os motivos para a sua escolha e as principais ameaças.
Mais tarde, no átrio da escola, os alunos do 3º ano fizeram uma campanha sobre o perigo de extinção do seu animal marinho escolhido, sensibilizando docentes, não docentes e restantes alunos para a pertinência e urgência da proteção deste animal.

Fotografias do cartaz:

Vídeo (publicado no Youtube ou Vimeo) (opcional):

Clique aqui para ver o vídeo na página do YouTube.