Escola EB1/JI Eduardo Luna de Carvalho (Sintra)
Memória Descritiva:
Memória Descritiva
“Vamos salvar o tubarão-branco”
Identificação:
Agrupamento de Escolas Visconde de Juromenha, na Tapada das Mercês
Turma 4.º AC da Escola EB1/JI Eduardo Luna de Carvalho
Professora Titular: Sofia Gonçalves
Professora Coordenadora do Projeto Eco-Escolas : Sara Monte
22 alunos com idades entre os 9 e 11 anos
Descrição:
Este projeto destinou-se à realização de uma campanha a favor da espécie marinha
preferida dos alunos do 4.ºAC. ~
No dia 28 de maio a turma recebeu elementos da equipa da ABAAE na escola.
Foram realizadas várias atividades referentes à preservação dos oceanos e dos
animais marinhos. Nos dias seguintes, a turma foi sempre mostrando muito interesse
nessas temáticas.
A professora titular, após ter conhecimento deste “desafio relâmpago”, percebeu
que tinha surgido a oportunidade que procurava para aprofundar esses assuntos. Fez
a proposta à turma e mostraram-se todos muito entusiasmados.
Numa primeira fase, foi realizada uma exploração dos vários animais da Lista
Vermelha da IUCN e foi-lhes explicado as várias categorias de ameaça das espécies.
Um grande número de alunos expressou interesse pelo tubarão-branco, alegando que
é dos animais mais importantes da cadeia alimentar. Surgiram vários comentários
acerca deste animal, por ser “perigoso” e “mortífero”. Após estes comentários, foi
possível constatar que esta atividade seria importante para abordar a importância
deste animal no planeta e de desmistificar este medo, associado ao cinema.
De seguida, os alunos assistiram a vários documentários sobre esta espécie e
foram realizadas várias pesquisas com a família. Ficaram a perceber que a principal
ameaça deste animal é a sobrepesca exploratória.
Foi decidido que o melhor material a ser utilizado como base do cartaz seria o papel
de cenário. Este foi cortado em tamanho A1, de acordo com a regras do concurso, e
deu-se início à construção do cartaz.
Cada aluno fez um desenho de um tubarão-branco. Foram votados os desenhos
mais realistas, para que pudessem ser desenhados no papel de cenário. Durante o
processo de desenho, os restantes alunos foram pesquisando informações
relevantes, curiosidades e formas de ajudar esta espécie, para fazermos campanha
nas outras turmas da escola.
Após concluída a fase de desenho, foi iniciada a pintura coletiva do cartaz,
utilizando várias técnicas e materiais. Foi utilizado um saco de batatas de plástico a
representar as redes de pesca utilizadas na captura destes animais e os malefícios do
plástico para os animais marinhos. Os alunos tentaram que o tubarão-branco
apresentasse uma expressão de inquietação e de esperança de que alguém o
libertasse da prisão em que se encontra. À sua volta espera-o um mar azul onde a
liberdade impera.
Numa fase final, para o vídeo, as crianças juntaram-se em pares para trabalharem
nos cartazes a serem utilizados na campanha pelas várias turmas da escola. Os
cartazes contêm curiosidades sobre esta espécie e ilustrações realizadas por eles.
A campanha, tal como se pode verificar no vídeo, foi efetuada em todas as turmas da
escola. Os alunos explicaram no que consistia o projeto, elucidaram os colegas
quanto à espécie do tubarão-branco e mostraram várias formas de os ajudarem.
Foi um projeto que uniu os alunos, a família e a comunidade escolar em torno de
um objetivo comum, resultando neste trabalho que enviamos.
Tapadas das Mercês, 13 de junho de 2024
Fotografias do cartaz:
Vídeo (publicado no Youtube ou Vimeo) (opcional):
Clique aqui para ver o vídeo na página do YouTube.