Queres levar a tua turma ao Ocenário? | Trabalhos 2024

Colégio Alfacoop (Braga)

Lançado o desafio na participação do Concurso “Queres levar a tua turma ao Oceanário?”, a turma 3.1 do Colégio Alfacoop aceitou-o com toda a determinação. Inseridos num projeto educativo - Educação 5.0 - que visa dotar os alunos das ferramentas necessárias que os tornem resilientes, criativos e com espírito de entreajuda, estes foram os princípios fundamentais para a elaboração deste trabalho.
Grupos disciplinares
No seguimento dos conteúdos lecionados na disciplina de Estudo do Meio “Importância e Preservação dos Oceanos”, a turma 3.1, de seu nome “Os TOP!”, iniciaram o seu trabalho com a elaboração de pesquisas guiadas, construindo textos informativos e esquemas acerca do tema em questão: proteção do meio ambiente, reciclagem, preservação dos oceanos (…). Leram e investigaram a Lista Vermelha, segundo os dados da IUCN e perceberam que espécies estão realmente em perigo. O envolvimento emocional tomou conta destas crianças e quando ouviram o som do animal escolhido, identificaram-se imediatamente com ele.
Colaborativamente, elaboraram um texto informativo sobre a beluga, recolheram imagens, desenharam, e reuniram toda a informação necessária para a sua construção (texto original em baixo). Seguidamente, pensaram na construção de um momento musical e na estruturação do cartaz, onde todos colaboraram. Finalmente, a gravação de um vídeo iniciando uma propaganda com todas as razões para a escolha da beluga como alvo de investigação e formas e regras para a sua proteção.
Um projeto que já tem vencedores pela participação colaborativa de todos, onde o trabalho em grupo prevaleceu e o envolvimento foi gigantesco. De realçar que foram trabalhados imensos conteúdos curriculares nas disciplinas de Estudo do Meio, Português, Artes, Teatro e Música e na verificação da existência de aprendizagens significativas e duradouras.
(TEXTO ORIGINAL DOS ALUNOS enviado por e-mail para a Professora titular de
turma)
Beluga
Como já devem saber, há vários animais marinhos em vias de extinção. Mas vamos apresentar um: a beluga. A beluga é um cetáceo odontoceti que não possui uma barbatana dorsal, daí surge o nome “ golfinho sem barbatana “. As belugas, assim como outros animais marinhos, apresentam apenas um orifício respiratório. Querem saber o que come? A beluga come pequenos animais, como crustáceos, pequenos peixes, moluscos... A beluga vive na região ártica e subártica. Sabiam que uma beluga adulta mede cerca de 4,2 metros? Uma curiosidade: há registos de beluga machos a imitarem a voz humana durante a fase juvenil à fase adulta. A beluga, baleia-branca ou beluca pertence ao reino Animalia e à classe Mammalia. Sabem porque é que a beluga é branca? É para se camuflar no gelo do ártico! Nós humanos, achamos que já conhecemos de tudo, mas há um lugar no nosso planeta que esconde diversos mistérios jamais observados: as profundezas do mar. A beluga está na lista vermelha dos animais em vias de extinção. Felizmente, desde 1985 que é proibida a caça de belugas. Nós escolhemos a beluga, pois é um animal muito sociável, amigável, carinhoso, curioso e parece-se connosco, as crianças. Queremos também mostrar que devemos proteger não só a beluga, mas sim todos os outros animais marinhos e preservar os oceanos, o habitat desses muitos seres vivos.

Fotografias do cartaz:

Vídeo (publicado no Youtube ou Vimeo) (opcional):

Clique aqui para ver o vídeo na página do YouTube.