Queres levar a tua turma ao Ocenário? | Trabalhos 2024

Escola Básica e Secundária de Pinheiro (Penafiel)

Memória descritiva:
Peixe-serra-comum
Motivo da escolha?
A nossa turma OLD4 escolheu pesquisar sobre o peixe-serra-comum, pois é uma espécie ameaçada e queremos preservar esse peixe, porque o seu óleo de fígado está a ser usado, abusivamente, na fabricação de medicamentos. Então, tomamos consciência que devemos preservar este animal, pois sejam mais feios, fracos, lentos, todos merecem viver.
Principais ameaças?
Todas as espécies de peixe-serra são consideradas criticamente ameaçadas e seu comércio internacional é proibido. A captura acidental em redes de pesca é comum, assim como a caça das suas barbatanas, que são comidas como uma iguaria e o seu óleo de fígado usado em medicamentos tornou-se uma espécie ameaçada.
O trabalho desenvolveu-de do seguinte modo: foi proposto aos alunos a leitura do cartaz e indicações de participação no projeto. De seguida auscultei os alunos e fizeram pesquisas online na aula de Programação e Robótica, nas aulas de Apoio ao Estudo e de Cidadania sobre as diversas espécies ameaçadas. Após a escolha por unanimidade da espécie recolheu-se informação e resumiu-se a mesma. Escolhemos a cor da cartolina, desenhou-se a espécie escolhida, o peixe-serra-comum. Os 9 alunos de 4º ano fizeram então os desenhos com materiais à escolha e dei a sugestão de fazermos um livro com todos os desenhos, pois estava a ser difícil deixar algum de fora, pois estão lindos. Posteriormente, colou-se tudo,os alunos contornaram com lã o texto principal e de seguida ensaiou-se o vídeo.

Fotografias do cartaz:

Vídeo (publicado no Youtube ou Vimeo) (opcional):

Clique aqui para ver o vídeo na página do Vimeo.