Queres levar a tua turma ao Ocenário? | Trabalhos 2024

Escola Básica Estádio do Mar (Matosinhos)

Memória descritiva
Identificação: Escola Básica Estádio do Mar (Matosinhos)
Professora Responsável: Sandra Pinto
Alunos: Turma 3ºB
No âmbito de Cidadania e Desenvolvimento, no 1ºciclo do ensino básico, uma área de trabalho transversal potenciada pela dimensão globalizante do ensino neste ciclo, da área de Português, de Estudo do Meio e de Educação Artística-Artes Visuais, foi proposto a realização deste trabalho em articulação com o Programa Eco-Escolas da nossa Escola.
Os alunos do 3ºano de escolaridade, Turma B, foram informados acerca da participação da escola no “Desafio Relâmpago”, com o objetivo de conseguir ganhar bilhetes para visitar o Oceanário de Lisboa.
Após investigação sobre as espécies marinhas ameaçadas da Lista Vermelha da International Union for Conservation of Nature and Natural Resources (IUCN), os alunos elegeram o seu animal preferido. O animal seleccionado foi a Tartaruga Gigante Softshell do Yangtze Rafetus swinhoei.
A turma decidiu quais os principais aspetos a apresentar na campanha.
Em coletivo, foi elaborado um cartaz (A1 vertical) onde consta a ilustração da espécie marinha protegida e selecionada pelos participantes, os motivos para a sua escolha e as principais ameaças.
Turma 3ºB
1-Cristiana Lucinda Loureiro