Queres levar a tua turma ao Ocenário? | Trabalhos 2024

Escola EB1/JI de Salvaterra de Magos (Salvaterra de Magos)

A espécie selecionada foi: Baleia Azul
Participantes: alunos da turma do 4º L.
Na disciplina de Estudo do Meio, no 4º ano, foi abordado (na última unidade do manual) os Oceanos, a sua importância, os malefícios da poluição e no final da unidade incluía o tema animais em vias de extinção. Nesse momento surge o desafio "Queres levar a tua turma ao Oceanário?", ora o mote estava relacionado com as temáticas abordadas em sala de aula e então foi colocado o desafio de quem queria concorrer a esta iniciativa. A turma do 4º L, aceitou esse desafio, não só pela pertinência do tema mas, também, pelo facto de isso os poder fazer ir ao Oceanário.
A turma sugeriu à sua professora dividirem-se em grupos (4/5 alunos) e cada grupo fazer um trabalho, pois estava difícil chegarem a um consenso no animal a escolher, assim poderiam pesquisar sobre vários animais. Depois fariam uma votação e, assim, o cartaz mais votado seria o cartaz a ser submetido.
Em sala de aula foi visualizado e lido o regulamento com a turma, posteriormente, a professora orientou na elaboração das etapas e pontos essenciais para o cumprimento da tarefa, em debate de turma essas orientações foram apontadas no quadro, tais como: pesquisar espécies marinhas ameaçadas; pesquisar as principais causas; escolher um animal que consta-se na lista da IUCN; pesquisar informações sobre o animal; visualizar imagens do animal para reproduzir as respetivas ilustrações. Após cumpridos estas etapas os alunos em grupo orientaram-se na elaboração do cartaz tentando cumprir o estabelecido no regulamento: cartolina A1 na vertical (cor a escolha de cada grupo, optaram pelo azul por simbolizar os oceanos); quais os alunos do grupo que desenhavam melhor para reproduzir a imagem do animal escolhido; outros faziam as letras; outros as decorações. Na elaboração dos cartazes os alunos usaram diversos materiais de pintura (lápis de cor; lápis de cera; marcadores; aguarelas), recortaram e colaram. No final cada grupo apresentou o seu trabalho e justificou as suas escolhas, foi feita uma auto e hetero avaliação ao desempenho dos grupos. Para a votação do melhor cartaz ser mais "justa", a professora sugeriu um representante de cada grupo ir com os cartazes às salas das outras turmas existentes na nossa escola e pedir que cada turma vota-se no cartaz que consideraria o "resultado" melhor e mais apelativo.
Por votação em todas as turma na escola e chegado a um consenso, em debate de turma, dos 5 trabalhos elaborados (Baleia Azul; Cavalo marinho branco; Tartaruga Verde; Tartaruga-de-pente; Peixe-Boi) o trabalho vencedor e que submetemos na nossa candidatura foi da "Baleia Azul".
Acima de tudo, para a turma o mais importante de todo o processo foi aprenderem mais e trabalharem em espirito de entreajuda e cooperação. Mas pelo excelente desempenho deste alunos, bem que mereciam passar um super dia no Oceanário!

Fotografias do cartaz: