Queres levar a tua turma ao Ocenário? | Trabalhos 2024

Escola Básica da Ponte das Três Entradas (Oliveira do Hospital)

desde o apetite que sentimos pelo marisco, ao medo do minúsculo mosquito, até à curiosidade que nos desperta a lagarta do bicho-da-seda a alimentar-se das folhas de amoreira e a tecer o seu casulo.
“Os insetos são os organismos com maior diversidade na Terra. Contribuem decisivamente para a biomassa do planeta, sendo muito superior à dos humanos. São responsáveis por serviços dos ecossistemas tão importantes como a decomposição, a polinização, o controlo de pragas, ou a produção do alimento que está na base das cadeias tróficas. Além disso, podem ser encontrados e observados facilmente em todos os habitats terrestres, da praia à montanha, no campo e na cidade e mesmo dentro das nossas casas.
Infelizmente, e apesar dos recentes alertas sobre os perigos do desaparecimento dos insetos e do seu impacto no funcionamento dos ecossistemas, poucas são as pessoas que estão conscientes da necessidade e importância da sua conservação. Pelo contrário, muita gente mostra atitudes negativas em relação a estes seres vivos e o desconhecimento sobre a sua diversidade e misteriosos ciclos de vida é enorme em todos os setores da sociedade portuguesa”. (in. http://www.tagis.pt/vlog-insetos-em-rede1.html)
A borboleta é um dos insetos polinizadores que se encontra, neste momento, na lista vermelha dos invertebrados em Portugal.
Descrição da Atividade:
A nossa escola situa-se na aldeia Ponte das Três Entradas, freguesia de Sebastião da Feira, pertencente ao concelho de Oliveira do Hospital. Ela está inserida numa paisagem belíssima entre as serras da Estrela, Lousã e Açor, rica em biodiversidade, geodiversidade e património natural e cultural.
O trabalho apresentado, foi uma forma de demonstrar o quanto belo o espaço que rodeia a nossa escola. Assim, temos como paisagem de funda as serras, um dos animais que predominam a nossa paisagem, a borboleta, e uma das herbáceas que podemos deslumbrar, que são as orquídeas silvestres de cor magenta.
Memória descritiva do trabalho:
Os alunos mostraram-se envolvidos na atividade, motivados pelo anterior desafio, Rota Postal pela Biodiversidade e Geodiversidade, Paisagem do meu Concelho.
Foi aproveitada a investigação feita anteriormente desse trabalho nas disciplinas de CN e Eco Escolas e aplicado neste trabalho.
Todos os 14 alunos participaram, e na disciplina de EV realizaram o projeto em A4 com a técnica do lápis de cor, e depois baseando-se no mesmo realizaram em A3 o trabalho com a técnica de colagem com diversos materiais (revistas, jornais, cartolinas, saco de papel do pão, papel de seda, palitos, papel crepe, papel de amostras de tintas…), tendo como fundo a paisagem as serras, a escolha de um dos animais e uma planta ou árvore predominantes nas mesmas.
Depois da realização da atividade, foi escolhido o trabalho da aluna Leticia. Assim, a paisagem representada, as serras foram feitas com colagens de revistas e papel das amostras de tintas, o sol com recortes de revista e cartolina dourada, o céu com papel de revista, o verde das montanhas foi com papel de seda e revistas, as borboletas com saco de papel do pão enrolado, amostras de papel das tintas e as antenas com palitos, as orquídeas silvestres foram feitas com palitos envolvidos com papel de seda verde e bolinhas de papel crepe magenta.

Fotografias do cartaz: