Escola Secundária de Vila Verde (Vila Verde)
1 - Identificação do Trilho
Link do percurso georreferenciado criado no Wikiloc ou Google Maps:
Nome do Trilho:
Trilho de S. Julião (VVD)
Tipo de trilho: 2
Extensão do percurso aproximada:
9 km
Duração aproximada:
3 horas
N.º de postos/estações/paragens:
14
Tema do Trilho:
Trilhar Vila Verde
Temas das Estações:
As estações permitem-nos conhecer o património histórico, cultural e ambiental da freguesia:
A biodiversidade foi analisada ao longo de todo o percurso, sobretudo as espécies florestais e agrícolas.
Estação 1 - Igreja de S. João Baptista: A igreja paroquial de Coucieiro, dedicada a São João Batista, é um notável exemplar do românico do século XII, com fachada em empena e portal ricamente ornamentado. Originalmente ligada à Ordem dos Templários, preserva elementos históricos como a cachorrada esculpida e a arcaria românica. No interior, destacam-se o retábulo de talha dourada e a nave iluminada por janelas retangulares. Símbolo de fé e identidade local, está em processo de classificação como Monumento de Interesse Público.
Estação 2-Tanques comunitários: Muitos tanques públicos têm valor histórico, sendo, ainda hoje, preservados como símbolo da vida comunitária rural. uncionavam como pontos de encontro das comunidades, sobretudo para as mulheres, que ali partilhavam histórias, notícias e tradições. Eram essenciais para a lavagem da roupa e o abastecimento de água, numa época em que muitas casas não tinham canalização. Contribuíam para uma gestão eficiente da água, aproveitando fontes naturais e garantin-do o abastecimento coletivo. Pelas festas de S. João, são ornamentado com flores.
Estação 3- Biodiversidade: a freguesia de Coucieiro, situado no coração do Minho, possui uma rica biodiversidade florestal e agrária. As paisagens são marcadas por áreas de floresta autóctone, onde predominam espécies como o carvalho-alvarinho, o castanheiro e o pinheiro-bravo, essenciais para a conservação dos ecossistemas locais. No entanto, as espécies invasoras são uma presença constante ao longo do percurso, com áreas de eucaliptal e de acácias. Nos espaços agrícolas, a diversidade de culturas — desde o milho e a vinha até à horticultura de pequena escala — contribui para a preservação de variedades tradicionais e práticas sustentáveis. A coexistência entre floresta e agricultura promove a riqueza dos habitats, sustentando uma fauna variada e uma forte ligação entre o ser humano e a natureza.
Estação 4 - Citânia e Capela de S. Julião: A Capela de São Julião, que pertence às freguesias de Coucieiro e São Vicente, trata-se de uma ermida que se situa no cume do monte de S. Julião. Serve de repouso a quem sobe o monte e é ideal para contemplar a paisagem agrária dos vales do Homem e do Cávado, moldada, ao longo dos tempos, por fatores físicos e humanos. De arquitetura vernacular religiosa tradicional, a capela é construída em granito, oriundo de pedreiras que se encontram localizadas nas proximidades, com telhado de duas águas, em telha de barro. A fachada principal destaca-se pelo frontão com cruz central e pináculos laterais, elementos típicos das capelas rurais do norte de Portugal.
Fichas de Estações:
Autores:
Bruna Cação; Cátia Gonçalves; Telmo Pimenta; Vítor Fernandes
2 - Memória Descritiva
Memória Descritiva:
Projeto:
Trilhar Vila Verde – Eco-Trilho do Património
Entidade Promotora: Escola Secundária de Vila Verde
Data de concretização do trilho no terreno: 16/05/2025
1. Enquadramento e Objetivos do Projeto
O projeto “Trilhar Vila Verde” insere-se no âmbito de um Domínio de Autonomia Curricular (DAC) e tem como principal objetivo a criação de trilhos pedestres com extensão até 10 km, concebido e desenvolvido por alunos, com orientação de professores de diferentes disciplinas.
Este projeto visa:
- Descobrir, conhecer, valorizar e preservar o património natural, cultural, histórico, e arquitetónico do concelho de Vila Verde;
- Promover hábitos de vida saudáveis e comportamentos ambientalmente responsáveis;
- Estimular o trabalho colaborativo, a autonomia dos alunos e a interdisciplinaridade;
- Combater o sedentarismo e fomentar o contacto com a natureza;
- Promover o relacionamento interpessoal.
2. Metodologia e Desenvolvimento
O projeto decorreu em várias fases:
1. Criação dos trilhos:
Os alunos, organizados em grupos, e com orientação de professores de diferentes disciplinas (História A, Geografia A, Francês e Inglês), desenvolvem propostas de trilhos pedestres com base em pesquisa e trabalho de campo.
2. Apresentação e seleção:
Cada grupo apresentou o seu trilho à turma, destacando aspetos do património histórico, cultural, natural, turístico, entre outros. Seguiu-se uma votação democrática entre os colegas para eleger o trilho a ser implementado no terreno.
3. Implementação no terreno:
O trilho selecionado foi percorrido por várias turmas e monitorizado pelo grupo de alunos que o propôs, com apoio dos professores. Durante o percurso, foram observados e registados aspetos relevantes do património e do meio envolvente.
3. Características do Trilho
- Extensão máxima: 8,8 km
- Tipo de percurso: linear
- Elementos destacados: Património arquitetónico (igrejas, pontes, solares, retábulos/nichos, espigueiros, povoação castreja, tanques coletivos …); Património natural (rio, floresta, biodiversidade); Património material e imaterial (paisagem agrária, tradições, lendas …)
- Sinalização e interpretação: os alunos criaram QR codes com conteúdos digitais, que foram disponibilizados.
4. Impacto Educativo
Este projeto procurou promover:
- A aprendizagem ativa e significativa;
- A valorização do território e da identidade local;
- A educação ambiental e patrimonial;
- A promoção da saúde e bem-estar físico e mental.
5. Conclusão
“Trilhar Vila Verde” é um exemplo de como a escola pode ser um agente ativo na preservação do património, na promoção da cidadania e na formação integral dos alunos, através de uma abordagem interdisciplinar, participativa e democrática.
3 - Elementos Opcionais
Folheto Promocional do Percurso:
Fotos/evidências da concretização do percurso por um grupo da escola ou comunidade: