Escola Secundária com 3.º ciclo de Alcanena (Alcanena)
1 - Identificação do Trilho
Link do percurso georreferenciado criado no Wikiloc ou Google Maps:
Nome do Trilho:
EcoEScolas_EcoTrilhos_Escola Secundária de Alcanena
Tipo de trilho: 2
Extensão do percurso aproximada:
8,39km
Duração aproximada:
1:50h a 2horas
N.º de postos/estações/paragens:
7
Tema do Trilho:
Visita a um rio: Biodiversidade e recursos naturais
Temas das Estações:
Património Edificado, Biodiversidade: Flora , Água, Energia Hídrica_ azenhas
Fichas de Estações:
Autores:
Andreia Tabanski
2 - Memória Descritiva
Memória Descritiva:
A atividade realizou-se no passado dia 29 de abril, contando como intervenientes, os alunos da turma 8ºA, os professores desta turma, os encarregados de educação e Centro de ciência Viva do Alviela
Esta atividade teve como objetivos:
1-Promover o contacto com as margens e leito do rio e sua importância para a biodiversidade,
2-Identificação de espécies endogéneses e autóctones sua importância para o balanço climático e ambiental da região
3-Sensibilizar e informar para a importância dos rios na prevenção de transporte resíduos para o mar,
4-Sensibilizar para questões associadas à escassez de água como consequência das alterações climáticas,
5-Potenciar novas rotinas de mobilidade (a pé),
6-Contribuir para prevenção do sedentarismo e melhoria da condição física dos alunos,
7-Potenciar a utilização de cantis de água.
A opção do percurso deve-se à importância que o rio Alviela tem, desde logo na fixação de pessoas e consequentemente na formação da vila. O percurso, integrou também um conjunto de desafios que pretendem sensibilizar e potencializar a literacia ambiental dos alunos, não só dos alunos participantes, mas também de toda a comunidade escolar que terá a possibilidade de observar os elementos finais a constar numa exposição.
Ao longo do percurso, os alunos puderam proceder ao registo quer fotográfico, quer sob a forma de ilustração, no caderno de campo, dos diferentes elementos observáveis com especial relevo para árvores, plantas, ervas aromáticas, insetos ou aves, articulando deste modo diferentes aprendizagens essenciais das disciplinas de educação visual, ciência da natureza e cidadania e ambiente dos seus currículos.
Com apoio nas aplicações de identificação de espécies naturais, deverão registar o nome da espécie e descrever de forma sucinta o local observado.
Ainda, e integrando a inscrição noa 5ª Edição _ Plogging Challenge Portugal 2025, serão definidos grupos/pares de atuação, os quais aplicarão a esta prática física a atividade de Voluntariado Ambiental, na recolha de “lixos” encontrado ao longo do percurso. No final, registaram sobre a forma de medição dos lixos encontrados e procedendo à triagem e separação dos mesmos colocaram nos respetivos ecopontos, existentes no recinto da escola.
A realização do almoço partilhado sob a forma piquenique, permitiu a participação dos encarregados de educação que se juntaram ao grupo promovendo a maior relação entre a escola e a família.
Ao longo do percurso cada participante utilizou o seu cantil com água possibilitando deste modo a maior sensibilização para a mudança de rotinas no âmbito dos recursos, nomeadamente eliminação da compra de garrafas de água e consequentemente na redução de resíduos a reciclar.
3 - Elementos Opcionais
Folheto Promocional do Percurso:
Fotos/evidências da concretização do percurso por um grupo da escola ou comunidade: