Escola Profissional de Ourém (Ourém)
1 - Identificação do Trilho
Link do percurso georreferenciado criado no Wikiloc ou Google Maps:
Nome do Trilho:
Eco-Escolas_Eco-trilho_EPO
Tipo de trilho: 2
Extensão do percurso aproximada:
4,6 km
Duração aproximada:
50 minutos
N.º de postos/estações/paragens:
5
Tema do Trilho:
ECO-EPO: Caminha com a natureza
Temas das Estações:
Estação 1 - Ribeira de Seiça
Estação 2 - Loureiro
Estação 3 - Salgueiro
Estação 4 - Açude
Estação 5 - Ponte dos Namorados
Fichas de Estações:
Autores:
Alunos do 2º Ano do Curso Técnico de Design e alunos do 1º Ano do Curso Técnico de Gestão de Equipamento Informático, coordenadores e prof. Educação Física.
2 - Memória Descritiva
Memória Descritiva:
Criação do Trilho Eco-EPO: Caminha com a Natureza
A participação no projeto Trilho Eco-EPO: Caminha com a Natureza foi motivada pelo interesse em promover a ligação dos alunos com o meio ambiente, incentivando a valorização da natureza e o desenvolvimento de práticas sustentáveis. A iniciativa surgiu a partir da necessidade de ampliar o conhecimento sobre ecossistemas locais, além de estimular o bem-estar físico e emocional através do contacto direto com a natureza.
O projeto envolveu alunos do 10º e 11º anos de escolaridade, integrando as disciplinas de Física e Química, Oficina Digital e Educação Física. A abordagem interdisciplinar permitiu uma compreensão ampla dos temas ambientais, geográficos e do impacto da atividade física no corpo e na mente.
Os alunos estiveram fortemente envolvidos em todas as fases do projeto, desde a pesquisa inicial sobre a flora e características do local, passando pelo planeamento do percurso, até a realização efetiva do trilho e a reflexão sobre a experiência vivida. A participação ativa foi estimulada por atividades práticas, debates em grupo e registo de observações, o que permitiu desenvolver competências de trabalho colaborativo, responsabilidade ambiental e consciência ecológica.
O local escolhido para a realização do percurso foi uma área natural próxima à escola, caracterizada pela diversidade ecológica e pela facilidade de acesso, o que favorece a observação de elementos naturais e a sensibilização ambiental. Esta escolha justifica-se pela importância de promover a valorização do território local, despertando nos alunos o sentimento de pertença e o compromisso com a conservação ambiental da sua comunidade.
A pertinência do percurso está relacionada com o interesse em criar um espaço educativo ao ar livre, onde os alunos possam aprender diretamente com a natureza, integrando conteúdos curriculares a uma experiência prática e vivencial. O Trilho Eco-EPO proporciona uma oportunidade única de conectar teoria e prática, fortalecendo a relação dos jovens com o ambiente e promovendo hábitos de vida mais saudáveis e sustentáveis.
3 - Elementos Opcionais
Folheto Promocional do Percurso:
Fotos/evidências da concretização do percurso por um grupo da escola ou comunidade: