Escola Secundária Jaime Moniz (Funchal)
1 - Identificação do Trilho
Link do percurso georreferenciado criado no Wikiloc ou Google Maps:
Nome do Trilho:
Eco-Escolas_Eco-Trilho_Liceu Jaime Moniz
Tipo de trilho: 2
Extensão do percurso aproximada:
45,02 km
Duração aproximada:
3 horas 57 minutos
N.º de postos/estações/paragens:
4
Tema do Trilho:
Caminhar pela Laurissilva
Temas das Estações:
Estação 01: Vegetação Rupicola e Comunidade do Urzal de Altitude
Estação 02: Parque Florestal do Ribeiro Frio e Vereda dos Balcões
Estação 03: Laurissilva Mediterrânica do Barbusano
Estação 04: Jardim Indígena do Liceu Jaime Moniz
Fichas de Estações:
- Ficha_Eco-TrilhosL1_final.pdf
- Ficha_Eco-TrilhosL2_Final.pdf
- Ficha_Eco-TrilhosL3_Final .pdf
- Ficha_Eco-TrilhosL4_Final.pdf
Autores:
Cláudia Pereira, Sara Camacho, Tammy Lisandra Ribeiro
2 - Memória Descritiva
Memória Descritiva:
Memória Descritiva do Projeto Eco-Trilhos – “Caminhar na Laurissilva”
1. Motivação para a Participação no Projeto
Os professores das disciplinas da componente técnica do Curso Técnico de Gestão do Ambiente, tipo 6, instigaram a sua turma CEF6 C1, a participar no projeto Eco-Trilhos – Caminhar na Laurissilva motivada por dois fatores principais:
- Comemoração dos 25 anos da Floresta Laurissilva como Património Mundial da UNESCO, celebrados a 4 de dezembro de 2024, reforça a sua importância única a nível regional, nacional e internacional. Foi classificada como Património Mundial porque A UNESCO reconheceu a Laurissilva da Madeira em 1999 por várias razões:
o Biodiversidade excecional: É habitat de inúmeras espécies endémicas de flora e fauna, algumas das quais não existem em mais nenhum lugar do mundo.
o Estado de conservação notável: A floresta madeirense está entre os melhores exemplos de Laurissilva ainda existentes, com ecossistemas bem preservados.
o Valor científico e ecológico: É um laboratório natural para o estudo da evolução, ecologia e conservação da natureza.
Para assinalar os 25 anos da distinção, o Instituto das Florestas e Conservação da Natureza (IFCN) organizou um programa abrangente com três pilares principais: Divulgar - Sensibilizar o público sobre o valor da floresta, com ações educativas, livros infantis, exposições e vídeos em várias línguas. Envolver - Mobilizar a comunidade local e internacional para a sua proteção. Perpetuar - Promover a partilha de conhecimento e a responsabilidade intergeracional na sua conservação. Entre as iniciativas destacam-se: O lançamento do livro infantojuvenil "Laurissilva da Madeira". A exposição fotográfica "25 anos, 25 olhares". Uma conferência internacional com especialistas em património natural e sustentabilidade, no dia 4 de dezembro de 2024.
Ao frequentarmos com os nossos alunos estas iniciativas, os mesmos ficaram sensibilizados sobre Floresta, estimulando-lhes a curiosidade para melhor conhecer a nossa Laurissilva. Sendo uma floresta húmida subtropical composta por árvores de folhas largas e perenes, como o loureiro, o til, o vinhático (da família das Lauraceas, daí o nome "laurissilva"). Na Madeira, esta floresta cobre cerca de 15 mil hectares, o que representa quase 20% da área da ilha. É considerada uma relíquia viva da era Terciária, tendo sobrevivido a milhões de anos de alterações climáticas e geológicas.
Tendo na disciplina de Gestão de Resíduos Sólidos, Água e Ambiente sido abordado o tema da água e ambiente, reconheceram ainda mais sobre a sua importância pelo que demonstraram interesse em explorar sobre sua localização, composição e funcionamento. Entender a sua relevância no desenvolvimento sustentável da região. Tendo de instruir-se que a Laurissilva continua a ser vital para: Regulação do ciclo da água e prevenção da erosão; Captura de carbono, ajudando no combate regulação climática local; Produção de melhor qualidade de O2 (melhor Qualidade do ar) e Turismo sustentável, sendo um dos principais atrativos da Madeira.
- Participação na ação formativa “Caminhar com responsabilidade: conservação da biodiversidade e boas práticas de conduta”, promovida pelo IFCN no âmbito do projeto LIFE Freiras, em parceria com a Escola Agrícola da Madeira, no dia 19 de fevereiro de 2025. Esta ação reforçou a importância da preservação da biodiversidade e da adoção de comportamentos responsáveis em áreas protegidas, bem como a visita algumas destas.
2. Ano de Escolaridade dos Alunos
Alunos do Curso de Educação e Formação (CEF) – Tipo 6, da turma CEF6 C1, composta por 14 alunos com idade média de 18 anos.
3. Disciplinas Envolvidas
O projeto envolveu várias disciplinas, com destaque para as da componente técnica do Curso Técnico de Gestão do Ambiente: Conservação da Natureza, Gestão de Resíduos Sólidos, Água e Ambiente e Qualidade Ambiental.
Além destas, também foram integradas disciplinas da componente sociocultural e científica, como: Área de Integração, bem como participação em oficinas sobre: a flora nativa, infográficos, projeto: A Muschia isambertoi e visitas de estudo ao Jardim Botânico, ao Núcleo do Dragoeiros, Museu de História Natural do Funchal.
Esta abordagem multidisciplinar permitiu aos alunos aplicar conhecimentos teóricos em situações práticas, promovendo uma aprendizagem significativa e contextualizada.
4. Nível de Envolvimento dos Alunos
O envolvimento dos alunos foi ativo e participativo em todas as fases do projeto, pois houve: planeamento e definição do percurso; Investigação sobre a flora e fauna da Laurissilva; Elaboração de fichas de atividade para cada estação, consultando bibliografia de fontes fiáveis; Participação na ação formativa por parte dos técnicos superiores do IFCN e apresentação e discussão dos resultados na escola
5. Justificação do Local Escolhido para o Percurso
Aproveitando a frequência da formação “Caminhar com responsabilidade: conservação da biodiversidade e boas práticas de conduta”, promovida pelo IFCN no âmbito do projeto LIFE Freiras, em parceria com a Escola Agrícola da Madeira, o transporte gratuito foi decisivo para a escolha do percurso a fazer parte das Estações.
Ao termos conhecimento prévio dos locais onde iria decorrer a formação suprarreferida e utilizando a metodologia do Design Thinking, solicitamos aos alunos que desenhassem numa folha branca um mapa com os principais pontos de interesse ambiental, social ou cultural no percurso da formação e finalizando na escola, no Jardim das Plantas Indígenas (mapa mental /personal geography).
Assim, o percurso foi cuidadosamente delineado para abranger diferentes zonas representativas da Laurissilva e da biodiversidade madeirense. O Eco-Trilho “Caminhando pela Lasurissilva” foi planificado com quatro estações: Estação 1 -Pico do Areeiro – ponto de partida, com a urzal de altitude, com vista sobre o Maciço Montanhoso Central. Estação 2 - Ribeiro Frio – zona de floresta densa e biodiversidade rica. Estação 3 - Freguesia do Faial (Laurissilva seca do Barbusano) – área menos intervencionada, com presença de espécies nativas e endémicas como o Barbusano (Apollonias barbujana). E a Estação 4 - Jardim Indígena, a finalizar na nossa Escola permitindo a familiarização com espécies nativas ex-situ e em contexto escolar.
6. Pertinência e Interesse do Percurso
O percurso revelou-se pertinente por: Promover a educação ambiental ativa, dentro e fora da sala de aula; valorizar o património natural da Madeira, especialmente a Laurissilva, reconhecida pela sua importância ecológica e hidrológica; desenvolver competências de cidadania ambiental, através da observação direta, reflexão crítica e adoção de boas práticas; contribuir para os objetivos do projeto LIFE Freiras, ao sensibilizar para a conservação de habitats e espécies endémicas e raras no mundo.
Referências
UNESCO. (1999). Laurisilva of Madeira. Centro do Patrimônio Mundial da UNESCO. Recuperado em 21 de maio de 2025, de https://whc.unesco.org/en/list/934
Instituto das Florestas e Conservação da Natureza. (2025). Laurissilva da Madeira – Património Mundial. Governo Regional da Madeira.
Recuperado em 21 de maio de 2025, de https://ifcn.madeira.gov.pt/pt/areas-protegidas/laurissilva-da-madeira-patrimonio-mundial/laurissilva-da-madeira.html
Projeto LIFE Freiras. (2025). Projeto LIFE Fura-bardos / Freiras da Madeira. Recuperado em 21 de maio de 2025, de https://life.freiras.pt
3 - Elementos Opcionais
Folheto Promocional do Percurso:
Fotos/evidências da concretização do percurso por um grupo da escola ou comunidade: