Eco-Trilhos Eco-Escolas | Trabalhos 2024-25

Escola de Hotelaria e Turismo de Viana do Castelo (Viana do Castelo)

1 - Identificação do Trilho

Link do percurso georreferenciado criado no Wikiloc ou Google Maps:

Nome do Trilho:
Eco-Escolas_Eco-Trilho Passos pelo Saber_EHT Viana do Castelo

Tipo de trilho: 2

Extensão do percurso aproximada:
6,6 Km

Duração aproximada:
100 minutos.

N.º de postos/estações/paragens:
7

Tema do Trilho:
Passos pelo Saber - Experiência no Caminho de Santiago

Temas das Estações:
1 - Mobilidade Sustentável e Caminhos de Peregrinação
Estação de Comboios de Viana do Castelo.
2- Biodiversidade rural e agrícola
Estação de Afife e Início do Caminho Interior.
3- Património cultural e espiritualidade
Cruzeiro das Laboradas e Gruta de Lourdes.
4- Arquitetura sustentável e turismo rural
Quinta da Quinhas.
5- Ordenamento do território e transição paisagística
Caminho entre Quinta da Quinhas e Hotel Meira.
6- Hotelaria sustentável e responsabilidade social
Hotel Meira.
7-Reflexão ambiental e mobilidade limpa
Estação de Vila Praia de Âncora (fim do percurso).

Autores:
Alunos dos seguintes cursos:
- Gestão e Produção de Cozinha.
- Gestão e Produção de Pastelaria.
- Gestão de Restauração e Bebidas.
- Gestão Hoteleira e Alojamento.

2 - Memória Descritiva

Memória Descritiva:
A participação no projeto Eco-Trilhos foi motivada pela vontade de promover o conhecimento do território e reforçar a ligação entre sustentabilidade, biodiversidade e turismo. O trilho foi realizado pelos alunos dos cursos de nível 5, no âmbito das disciplinas Sustentabilidade no Turismo; Marketing Digital Aplicado ao Turismo; Gestão em Restauração e Bebidas; Modelo de Negócio em Empreendedorismo e Staffing e Gestão de Carreiras.
O percurso escolhido integra uma parte do Caminho de Santiago, entre Afife e Vila Praia de Âncora, pelo percurso interior. A seleção desta rota justifica-se pela riqueza do património rural, natural e social, permitindo aos alunos explorar a biodiversidade agrícola e silvestre, as práticas sustentáveis no turismo e a importância do ordenamento territorial.
O envolvimento dos alunos foi ativo ao longo de todas as fases: desde o planeamento, recolha de informação, até à concretização do percurso.
Este trilho demonstrou-se pertinente por cruzar vivência, investigação e ligação ao território de forma interdisciplinar, contribuindo para o desenvolvimento de competências críticas e criativas.

3 - Elementos Opcionais

Fotos/evidências da concretização do percurso por um grupo da escola ou comunidade: