Escola Secundária de Paços de Ferreira (Paços de Ferreira)
1 - Identificação do Trilho
Link do percurso georreferenciado criado no Wikiloc ou Google Maps:
Nome do Trilho:
[Eco-Escolas Eco-Trilho (Escola Secundária de Paços de Ferreira)]
Tipo de trilho: 1
Extensão do percurso aproximada:
0,49 Km
Duração aproximada:
20 min
N.º de postos/estações/paragens:
7
Tema do Trilho:
A Biodiversidade nos espaços verdes da minha escola.
Temas das Estações:
Charco; Praça da mulher; Horta; Cantina; Espaços verdes (junto ao bar, sala de convívio...); Portaria.
Fichas de Estações:
- Charco.pdf
- Ficha cantina.pdf
- Ficha espaço verde sala convivio.pdf
- Ficha horta.pdf
- Ficha jardim Bar.pdf
- Ficha portaria.pdf
- Ficha praça da mulher.pdf
Autores:
11º A (23 alunos)
2 - Memória Descritiva
Memória Descritiva:
A participação neste projeto surgiu da vontade de promover uma educação ambiental ativa, interdisciplinar e próxima da realidade dos alunos, aproveitando os recursos naturais e pedagógicos existentes na própria escola. O projeto foi desenvolvido com os alunos do 11.º A, no âmbito da disciplina de Biologia e Geologia, e consistiu na criação de um Eco-trilho, integrando múltiplas atividades com enfoque ambiental.
O percurso incluiu a exploração da horta escolar, do charco e dos espaços verdes, permitindo aos alunos uma abordagem prática e sensorial ao estudo dos ecossistemas. Foram realizadas atividades de identificação de plantas e habitats, promoção da biodiversidade, observação de interações ecológicas, bem como momentos de exercício físico ao ar livre. O projeto incluiu ainda uma componente de cidadania ativa, com a reflexão sobre os direitos humanos associados ao ambiente e à sustentabilidade, culminando na identicação de esculturas sustentáveis com materiais reutilizados, demonstrando a criatividade e o compromisso dos alunos com práticas ecológicas.
O envolvimento dos alunos foi muito positivo e visível em todas as fases do projeto. Participaram de forma entusiástica nas atividades propostas, demonstrando curiosidade científica, sentido crítico e responsabilidade ambiental. A proposta prática e dinâmica contribuiu para uma maior motivação, consolidando aprendizagens de forma significativa.
A escolha do espaço escolar como local do percurso revelou-se estratégica e pedagógica, ao permitir valorizar e (re)descobrir o património natural existente na escola. Esta decisão facilitou também a logística das atividades e permitiu uma maior frequência de ações, reforçando a continuidade do projeto.
A pertinência do Eco-trilho prende-se com a necessidade de sensibilizar os alunos para os desafios ambientais atuais, estimulando uma relação mais consciente com o meio ambiente. A ligação entre ciência, arte, cidadania e saúde fez deste percurso uma experiência educativa completa e integradora, alinhada com os princípios da educação para o desenvolvimento sustentável.
3 - Elementos Opcionais
Folheto Promocional do Percurso:
Fotos/evidências da concretização do percurso por um grupo da escola ou comunidade: