Escola Básica e Secundária Dr. Hernâni Cidade (Redondo)
1 - Identificação do Trilho
Link do percurso georreferenciado criado no Wikiloc ou Google Maps:
Nome do Trilho:
Eco-Trilhos_Eco-Trilho_Escola-Básica-Secundária-Dr.-Hernâni-Cidade
Tipo de trilho: 1
Extensão do percurso aproximada:
4,74km
Duração aproximada:
1h30
N.º de postos/estações/paragens:
12
Tema do Trilho:
Biodiversidade local
Temas das Estações:
1. Biodiversidade local (observação da flora e fauna autóctones)
2. Recursos Hídricos (importância da ribeira e uso sustentável da água)
3. Património Cultural (elementos históricos e etnográficos da vila de Redondo)
4. Sustentabilidade e resíduos (boas práticas ambientais)
5. Paisagem e geodiversidade (características do relevo e solo)
6. Atividades culturais (valorização dos modos de produção locais e sustentabilidade)
Autores:
André Curado e João Pires
2 - Memória Descritiva
Memória Descritiva:
A participação neste projeto foi motivada pelo desejo de promover uma maior ligação entre os alunos e o meio natural envolvente, incentivando práticas sustentáveis e a valorização do património ambiental e cultural local. Através da criação de um Eco-Trilho, pretendeu-se estimular a consciência ecológica dos alunos, bem como desenvolver competências nas áreas da observação, interpretação ambiental e cidadania ativa.
O projeto foi desenvolvido por alunos do 12.º ano do Curso Profissional de Técnico de Turismo Ambiental e Rural, no âmbito das disciplinas de Animação Turística e Educação Ambiental, e este foi o projeto selecionado entre os 6 projetos desenvolvidos e foi escolhido unanimemente em turma, depois de todos terem sido testados em campo. O envolvimento dos alunos foi muito positivo, participando ativamente em todas as fases do trabalho — desde a conceção do percurso, levantamento de pontos de interesse, criação de conteúdo interpretativo, até à utilização da aplicação Wikiloc para georreferenciação.
O local escolhido para a realização do trilho — a zona envolvente à Escola Básica e Secundária Dr. Hernâni Cidade, em Redondo — revelou-se ideal por apresentar uma grande diversidade de elementos naturais e culturais, como zonas de vegetação, pontos de observação de biodiversidade, elementos patrimoniais e paisagens emblemáticas. A proximidade à escola também favoreceu a acessibilidade e permitiu uma exploração prática dos conceitos trabalhados em sala de aula.
O percurso destaca-se pela sua pertinência e interesse, quer ao nível educativo, quer turístico, já que permite sensibilizar a comunidade escolar e local para a importância da preservação ambiental e da valorização dos recursos naturais e culturais. Através das diferentes estações temáticas, incluindo uma dedicada à Biodiversidade, os participantes são convidados a refletir sobre questões ecológicas, patrimoniais e sociais, de forma lúdica, educativa e inclusiva.
3 - Elementos Opcionais
Folheto Promocional do Percurso:
Fotos/evidências da concretização do percurso por um grupo da escola ou comunidade: