Eco-Trilhos Eco-Escolas | Trabalhos 2024-25

Centro Escolar de Avelar (Ansião)

1 - Identificação do Trilho

Nome do Trilho:
Eco-Escolas_Eco-Trilho_ Centro Escolar de Avelar (Ansião)

Tipo de trilho: 1

Extensão do percurso aproximada:
3400 metros

Duração aproximada:
60 minutos

N.º de postos/estações/paragens:
8

Tema do Trilho:
Paisagem Natural e Urbana - como se inserem e articulam

Temas das Estações:
Estação 1 - Ponto de Partida
Início do percurso e introdução à temática ambiental. Existência de campo pantanoso contíguo à escola.
Estação II - Espécies autóctones / Vegetação Local
Estação III - Campo de Painéis Solares
Estação IV - Empresa LECA Saint-Gobain
Estação V - Caminho Romano

Fichas de Estações:

Autores:
Professor Bruno Victória a alunos do 3.º e 4.º anos.

2 - Memória Descritiva

Memória Descritiva:
O que motivou a participar neste projeto, foi o facto de ser desenvolvido ao ar livre e fora da escola e que a paisagem que nos rodeia, tem potencial para traçar um bom eco-trilho.
A nossa escola está rodeada por elementos paisagísticos diversos, quer naturais quer de intervenção humana, e pensámos que seria uma boa oportunidade para olhar para eles de forma diferente e debater como eles se articulam nessa paisagem e na nossa vida quotidiana. Além disso, acreditámos que o projeto nos iria ajudar a conhecer melhor o património natural e cultural circundante. Quisemos, ainda, desenvolver a nossa criatividade, o trabalho de equipa e a descoberta de novas experiências.
Deparámo-nos com uma dificuldade, relacionada com o tema “água”, uma vez que não existe nenhum rio ou ribeiro no percurso escolhido nem perto da escola ou mesmo na localidade. O pequeno ribeiro que existe, a maioria das vezes não leva água, pois seca com muita facilidade. Daí incluir-se a zona pantanosa à frente da escola, que é uma zona muito húmida durante quase todo o ano e onde se ouve o coachar de muitas rãs. Fizemos referência ao número de poços que se encontram nas terras agrícolas ao longo do trilho e referência à rega artificial dos jardins.
A Atividade decorreu em três momentos chave: um mais teórico e dois mais práticos.
Primeiro momento – no exterior:
Caminhada à zona envolvente da escola com o registo de aspetos que cada um achasse relevante.
Segundo momento – em sala de aula
Levantamento dos registos efetuados e seleção dos pontos de maior interesse (a zona pantanosa em frente à escola, a vegetação autóctone, a central fotovoltaica da empresa Leca Portugal e a estrada romana).
Terceiro momento – no exterior
Marcação do trilho incluindo esses centros de interesse pelos alunos do 3.º e 4.º anos do 1.º ciclo, acompanhados pelos professores de Atividade de Enriquecimento Curricular.
O local escolhido foi à volta da escola, pois existem aspetos que podem passar despercebidos no dia-a-dia, mas que, com um olhar mais atento, podem transformar-se em centros de interesse. Além disso é de fácil acesso, pois não é preciso transporte.
Todos os alunos acabaram por ser envolvidos, porque participaram nos dois primeiros momentos. A parte mais prática ( marcação do trilho) esteve a cargo dos alunos mais velhos (3.º e 4.º anos).
Sendo o 1.º Ciclo e o Pré-Escolar ensinos de monodocência, foram envolvidas todas as disciplinas, nomeadamente de Estudo do meio, Educação Física, Educação artística, português e, até matemática, na medição do percurso.

3 - Elementos Opcionais

Folheto Promocional do Percurso:

Fotos/evidências da concretização do percurso por um grupo da escola ou comunidade: