Escola Básica João de Barros (Figueira da Foz)
Escalão: Escalão 2: Escolas do 2.º Ciclo até ao Ensino Superior
Três fotografias, uma para cada Ecoponto:
Memória descritiva:
No âmbito do Programa Eco-Escolas, foi proposto às turmas do 5.º e 6.º anos o desafio “Geração Verdão – Ilustração de EcoBag”, uma iniciativa de sensibilização e educação ambiental promovida pela Novo Verde – Entidade Gestora de Resíduos de Embalagens. Este desafio teve como principais objetivos:
• Promover a compreensão do conceito de Economia Circular;
• Sensibilizar para a separação seletiva de resíduos de embalagem e o seu correto encaminhamento;
• Divulgar o trabalho desenvolvido pelas Eco-Escolas;
• Estimular a criatividade e o sentido crítico através da expressão visual.
Os alunos foram desafiados a criar uma ilustração para cada um dos três ecopontos – Verde (vidro), Amarelo (plástico e metal) e Azul (papel e cartão) – contendo os seguintes elementos essenciais:
• A cor e o nome do ecoponto;
• Representações visuais dos resíduos adequados a cada um;
• Uma mensagem apelativa à deposição correta dos materiais.
A proposta foi desenvolvida no contexto das disciplinas de Educação Visual, Educação Tecnológica e Complemento de Educação Artística, proporcionando uma abordagem multidisciplinar e integrada, aliando conteúdos ambientais a práticas artísticas.
Os trabalhos foram elaborados em formato A3 (orientação vertical), sobre papel de desenho de fundo branco. Para a execução, os alunos utilizaram técnicas mistas, incluindo tinta aguarela, caneta de ponta fina para contornos e caneta-pincel para pormenores, revelando cuidado estético, domínio técnico e sensibilidade artística.
Entre os trabalhos apresentados, foram selecionados os seguintes para representar cada ecoponto:
• Ecoponto Verde – Agnia Khabibullina (5.º Ano), com a mensagem “Vidro é no Verdão!”;
• Ecoponto Amarelo – Beatriz Carvalho Pinto (6.º Ano), com a mensagem “Plástico é no Amarelo!”;
• Ecoponto Azul – Rita Gaspar Abreu (6.º Ano), com a mensagem “Azul é a cor do papel!”.
A participação dos alunos refletiu um elevado grau de envolvimento e interesse, reforçando o papel da escola como espaço privilegiado para a formação de uma consciência ambiental ativa, responsável e criativa.