Geração Verdão 2024-25 | Trabalhos

ATIVIDADE 3 – Ilustração de EcoBag

Escola EB 2,3 Padre Abílio Mendes (Barreiro)

Escalão: Escalão 2: Escolas do 2.º Ciclo até ao Ensino Superior

Três fotografias, uma para cada Ecoponto:

Memória descritiva:
A atividade foi desenvolvida no projeto “Inclusão Verde: Sustentabilidade para Todos”, dinamizado na Escola Básica 2,3 Padre Abílio Mendes no Barreiro. Foram envolvidas turmas do 2º (5º A) e 3º (8º C) ciclos do ensino básico, total de alunos 40, alguns alunos estão abrangidos por medidas adicionais de apoio à aprendizagem e à inclusão, em conformidade com o Decreto-Lei n. º 54/2018. No âmbito do programa eco-escolas foi proposto o desafio “ilustração de ecobag”, cujo objetivo principal passou por sensibilizar os alunos nas aulas de Cidadania e Ciências Naturais, para a proteção da biodiversidade local, através de práticas pedagógicas sustentáveis e inclusivas, ou seja, explicar a importância de se fazer a separação de resíduos e a colocação correta nos ecopontos da escola.
A participação neste desafio teve como metas principais fomentar a consciência ambiental, valorizar o espço verde, promover a criatividade e a participação ativa dos alunos, e incentivar o uso consciente de materiais recicláveis e biodegradáveis. A atividade proporcionou, a articulação de conhecimentos e competências de várias áreas disciplinares, num contexto prático e acessível.
Neste âmbito, os alunos utilizaram a ferramenta Canva, foi possível introduzir, mais uma parceria com o docente da disciplina de TIC. A importância da utilização das novas tecnologias nos alunos permite melhorar o seu desempenho e criatividade. O desenvolvimento da atividade respeitou os ritmos e as necessidades individuais dos alunos, através de estratégias de diferenciação pedagógica, acompanhamento individualizado, tarefas ajustadas, reforço positivo e uso de recursos visuais e digitais acessíveis. Todos os alunos participaram ativamente em todas as fases do processo – do planeamento, à construção, decoração e apresentação – reforçando o sentimento de pertença e a importância do seu contributo para a comunidade. A eleição dos 3 melhores trabalhos foi realizada por votação.
Esta experiência permitiu desenvolver competências práticas, sociais e ambientais, promovendo a autonomia, a criatividade e a colaboração entre pares. As ilustrações construídas não só cumpriram a sua função ecológica como também foram reflexo de um trabalho inclusivo e pedagógico. Como partilhou um dos alunos envolvidos: “Foi divertido trabalhar no computador”.
Em conclusão, a atividade revelou-se uma oportunidade significativa de aprendizagem ativa, onde a educação ambiental e a inclusão caminharam de mãos dadas. O desafio foi mais do que uma tarefa escolar: foi um gesto concreto de compromisso com a natureza e com uma escola para todos.
Os cartazes realizados foram 4, pois na escola não há vidro, por esse motivo, também realizámos a ilustração para o pilhão, o qual não foi enviado para concurso, mas está visível junto do depositrão.
Todos os cartazes foram divulgados no Facebook do agrupamento.
Docente responsável: Anabela Vaz