Geração Verdão 2024-25 | Trabalhos

ATIVIDADE 3 – Ilustração de EcoBag

Escola Superior de Tecnologia da Saúde de Lisboa (Lisboa)

Escalão: Escalão 2: Escolas do 2.º Ciclo até ao Ensino Superior

Três fotografias, uma para cada Ecoponto:

Memória descritiva:
Memória descritiva
Autores: Artur Barão, Beatriz Gonçalves, Catarina Vieira e Isabel Ribeiro
Os desenhos foram desenvolvidos por Artur Barão, Beatriz Gonçalves, Catarina Vieira e Isabel Ribeiro, no âmbito de um projeto educativo realizado na Unidade Curricular de Planeamento e Gestão de Resíduos, do curso de licenciatura em Saúde Ambiental, sob a orientação do professor Vítor Manteigas, com o objetivo de sensibilizar a comunidade escolar para a separação seletiva de resíduos e promover a participação ativa dos alunos do ensino básico.
Preparação e Realização:
O processo de criação teve como base a reflexão sobre os resíduos mais comuns no contexto escolar e as dificuldades associadas à sua separação. Com base nessa análise, foram desenvolvidas três ecobags ilustrativas e educativas, com o intuito de serem utilizadas como ferramentas pedagógicas em sala de aula e nos espaços comuns das escolas.
Os desenhos foram concebidos na plataforma digital Canva, recorrendo a elementos gráficos simples, expressivos e coloridos, adequados à linguagem visual das crianças em idade escolar.
Público-Alvo:
Este material destina-se a jardins de infância e escolas do 1.º ciclo do ensino básico, como forma de sensibilizar e motivar os alunos para uma participação ativa na separação dos resíduos e na construção de hábitos sustentáveis. Apesar de ter sido desenhado para os primeiros anos de escolaridade, o conceito é facilmente adaptável a outros níveis de ensino mediante ajustes gráficos e didácticos.
Inspiração e Conceito Visual:
As ecobags foram inspiradas nos três ecopontos principais do sistema de reciclagem de embalagens em Portugal:
● Amarelo – Plástico e metal
● Verde – Vidro
● Azul – Papel e cartão
Cada ecobag representa de forma expressiva e divertida um destes ecopontos. As personagens estão desenhadas com traços amigáveis e expressivos, captando a atenção dos mais novos e facilitando a memorização das cores e dos resíduos correspondentes.
As riscas verticais no fundo de cada desenho simulam o relevo dos próprios ecopontos, criando uma ligação visual direta ao contentor físico. Este detalhe ajuda a reforçar o reconhecimento prático.
Adicionalmente, os resíduos ilustrados são apresentados como se fossem a "comida" preferida de cada ecoponto, uma metáfora divertida que ajuda as crianças a interiorizar de forma lúdica quais os materiais adequados a cada tipo de ecoponto.
Personagens e Frases:
Cada ecoponto foi transformado numa personagem com nome e voz próprios, para tornar a comunicação mais próxima das crianças:
● Lata-Lixa (Ecoponto Amarelo – Plástico e Metal)
"Eu sou a Lata-Lixa e adoro petiscar embalagens de plástico e latinhas a estalar!"
● Vidrolino (Ecoponto Verde – Vidro)
“Eu sou o Vidrolino! Frascos e garrafas bem limpinhas são as minhas delícias!"
● Cartuxo (Ecoponto Azul – Papel e Cartão)
"Sou o Cartuxo! Papel e cartão são a minha comida de campeão!"
Estas personagens funcionam como ferramentas pedagógicas, dando vida aos ecopontos e promovendo a identificação das crianças com os hábitos de separação correta dos resíduos.
Cuidados na Representação dos Resíduos:
Houve um cuidado especial na escolha dos resíduos representados:
● Foram excluídos materiais frequentemente mal colocados nos ecopontos, como talheres de plástico e envelopes com janelas plásticas.
● Todos os resíduos representados estão vazios e limpos, promovendo boas práticas ambientais desde cedo.
Colaboração dos diferentes elementos no trabalho:
● Artur Barão: Pesquisou sobre os resíduos mais comuns nas escolas e ajudou a escolher os que deviam aparecer nas ecobags. Escreveu também algumas das frases das personagens.
● Beatriz Gonçalves: Pensou em como o projeto podia ser usado nas escolas e ajudou a adaptar os desenhos e mensagens para as crianças do 1.º ciclo.
● Catarina Vieira: Criou os desenhos das personagens no Canva e ajudou a definir o estilo visual das ecobags.
● Isabel Ribeiro: Coordenou o grupo, garantiu que tudo estava bem organizado e ajudou a juntar as ideias visuais, educativas e ambientais no projeto final.