Geração Verdão 2024-25 | Trabalhos

ATIVIDADE 2 – Jogo do Verdão

Associação Portuguesa de Pais e Amigos do Cidadão Deficiente Mental (Setúbal)

Escalão: Escalão 1: Jardins de Infância e Escolas do 1.º Ciclo

Título do jogo:
“Missão EcoPesca: Limpe e Recicle!”

Regras do jogo:
Objetivo
O objetivo do jogo é limpar o mar, pescando resíduos de embalagens e colocando-os no ecoponto correto. Os jogadores cooperam e competem para ganhar pontos enquanto aprendem sobre a importância da reciclagem e da preservação ambiental.
Preparação do Jogo
1. Número de jogadores: 6
2. Idades: 8 a 12 anos
3. Materiais necessários:
o Um "mar" (uma área de jogo onde serão colocados os resíduos, pode ser uma mesa ou um tabuleiro)
o Resíduos recicláveis (simulados com peças de plástico: papel, plástico, vidro, metal e resíduos eletrónicos)
o Ecopontos coloridos:
 Azul: Papel
 Amarelo: Plástico/Metal
 Verde: Vidro
 Vermelho: Resíduos eletrónicos
o Varinhas ou ganchos de pesca (simulados com pauzinhos de sushi, cordel e clips, para "pescar" os resíduos)
o Cronómetro
o Fichas de pontuação
Como Jogar
1. Início do Jogo:
o Os resíduos são espalhados no "mar"
o Os ecopontos são posicionados nas laterais do tabuleiro ou área de jogo
2. Rodadas:
O jogo ocorre em rodadas. Cada rodada tem 3 minutos.
o Pescar os Resíduos:
 Com a sua varinha, cada jogador pesca resíduos do mar
 Cada resíduo pescado deve ser analisado e levado ao ecoponto correto
 Um resíduo colocado no ecoponto errado rende 0 pontos e é devolvido ao mar
o Resíduos Especiais:
 Alguns resíduos são "especiais" (como pilhas ou material eletrónico) e devem ser colocados no espaço específico chamado “Ponto de Recolha Especial – Ecoponto vermelho”.
 Esses itens valem pontos extras
3. Colaboração e Competição:
o Os jogadores podem ajudar-se uns aos outros com dicas sobre onde colocar os resíduos (colaboração)
o No final da rodada, os jogadores somam os pontos individuais (competição)
Pontuação
• Resíduo no ecoponto correto: 2 pontos
• Resíduo especial no ponto correto: 5 pontos
• Resíduo no ecoponto errado: -1 ponto.
• Todos os resíduos do mar recolhidos antes do cronómetro acabar: +10 pontos bónus para todos.
Regras Adicionais
1. Turnos: Cada jogador tem um limite de 30 segundos por turno para pescar e reciclar
2. Interferência: Não é permitido interferir no turno de outro jogador (ex.: puxar resíduos de outro jogador ou mover o ecoponto)
3. Fim do Jogo
o O jogo termina após 5 rodadas (ou quando todo o lixo do mar for limpo).
o Vence quem tiver mais pontos. Em caso de empate, todos os empatados vencem como "Heróis do Meio Ambiente"
Dicas de Jogo
• Fique atento às cores dos ecopontos e aos símbolos nos resíduos
• Colabore com os outros para que todos aprendam e o mar fique mais limpo!
• Não tenha pressa – o importante é reciclar corretamente
Divirtam-se enquanto salvam o mar e ajudam o planeta!

Idade dos alunos:
Entre os 8 e os 15 anos

Fotografias do jogo:

Memória descritiva:
“Missão EcoPesca: Limpe e Recicle!”
A Escola de Educação Especial – Centro Sócio-Educativo da APPACDM de Setúbal é um exemplo vivo de como a educação pode transformar o futuro. Com uma forte cultura ecológica já enraizada, a sua comunidade escolar, composta por alunos, professores, auxiliares e técnicos, reconhece a natureza como um legado precioso, digno de ser amado, respeitado e cuidado. Este compromisso com o meio ambiente é mais do que um ato de responsabilidade: é o compromisso com um amanhã mais verde, mais justo e mais sustentável.
A reciclagem nas escolas é muito mais do que uma prática: é um verdadeiro ato de formação de cidadãos conscientes e responsáveis. Ao educar as gerações mais jovens sobre a importância de reduzir, reutilizar e reciclar, as escolas, não apenas protegem o planeta, mas também moldam um futuro em que a preservação da natureza é uma prioridade. Esta prática, além de criar hábitos que se estendem para as famílias e comunidades, fomenta a criatividade dos alunos, que, ao transformar resíduos em novos objetos, descobrem que o valor está naquilo que muitos consideram desperdício. Ao fazer isso, não só diminuímos o desperdício, mas também cultivamos a cooperação e uma maior compreensão sobre o impacto das nossas ações no mundo.
Neste contexto, a turma A (Sala 2) da nossa escola, composta por alunos com multideficiência e deficiência intelectual ligeira associada a dificuldades de aprendizagem, foi desafiada a participar no Projeto "Geração Verdão", em parceria com a "Novo Verde" – Entidade Gestora de Resíduos de Embalagens. O desafio "O Jogo do Verdão" foi uma oportunidade para, através da educação, contribuir para o desenvolvimento de uma cultura de reciclagem, formando não apenas as crianças de hoje, mas os adultos responsáveis de amanhã.
O desafio foi apresentado de forma natural e envolvente, durante a rotina diária de separação do lixo. Com os EcoBags presentes na sala, os alunos já estavam habituados à prática de gestão de resíduos, o que tornou a introdução do desafio, uma extensão orgânica daquilo que já faziam. Esse primeiro contacto imediato despertou o interesse dos alunos e foi o ponto de partida para a construção do jogo.
A fase seguinte foi marcada pela pesquisa e descoberta. Os alunos, com o auxílio da plataforma Eco-Escolas, procuraram informações sobre reciclagem e reutilização de embalagens. Este passo, não apenas aumentou a conscientização sobre a importância da reciclagem, mas também proporcionou inspiração e ideias para o desenvolvimento do jogo, permitindo que os alunos estabelecessem uma ligação entre a teoria e a prática de forma criativa.
Seguiu-se a "mesa-redonda", onde a partilha de ideias no formato de brainstorming revelou-se um espaço de troca de saberes e de cooperação entre os alunos. Com o apoio das professoras, foram definidos os objetivos, o nome (“Missão EcoPesca: Pesque e Recicle”) e as regras do jogo, e os materiais recicláveis a serem usados na sua construção: pauzinhos de sushi, cordel, clips, miniaturas de plástico excedentes de uma campanha publicitária doada por uma conhecida superfície comercial, copos de papel, lápis de cera, cola quente e fita adesiva. Cada item escolhido teve uma história, um propósito, e contribuiu para a criação de algo novo e útil.
A construção do jogo foi um processo verdadeiramente colaborativo. Todos os alunos participaram de forma ativa, de acordo com as suas capacidades, com o apoio constante das professoras. Este trabalho em equipa fortaleceu o espírito de comunidade e permitiu que cada aluno fosse parte integral na realização do projeto. A cada passo, os conceitos de sustentabilidade e reciclagem tornaram-se mais concretos e próximos da realidade de todos.
Quando o jogo ficou pronto, os alunos não só jogaram, mas viveram a experiência de forma divertida e educativa. Foi uma oportunidade ímpar de reforçar os ensinamentos sobre a reciclagem de resíduos de embalagens, através de uma abordagem lúdica que fez da aprendizagem algo descontraído e, ao mesmo tempo, profundo.
A metodologia utilizada integrou de forma harmoniosa a pesquisa, a criatividade e a aplicação prática, permitindo que os alunos explorassem conceitos de sustentabilidade, ao mesmo tempo que desenvolviam competências artísticas, colaborativas e reflexivas. Mais do que a construção de um jogo, esta foi uma verdadeira lição de vida, que os preparou para aplicar esses conhecimentos no seu dia-a-dia, contribuindo para um futuro mais consciente e responsável.
O processo, as aprendizagens e o resultado final foram partilhados na página do Facebook da escola, permitindo que a comunidade escolar e o público em geral acompanhassem e celebrassem esta maravilhosa iniciativa. Integrando as ações do Programa Eco-Escolas, este projeto promoveu uma aprendizagem interdisciplinar e tornou-se uma verdadeira inspiração para todos os envolvidos.