Escola Básica André de Resende (Évora)
Escalão: Escalão 2: Escolas do 2.º Ciclo até ao Ensino Superior
Título do jogo:
“Jogar pela Natureza”
Regras do jogo:
Público-alvo: Alunos do 1.º Ciclo
Jogadores: Os jogadores devem ser constituídos em 4 equipas e escolher um porta-voz.
Descrição do jogo: O jogo possui quatro etapas para promover a aprendizagem sobre a reciclagem e cuidados com o ambiente, de forma lúdica e cooperativa. Nas primeiras três etapas, as equipas irão jogar duas a duas. Só na etapa final é que jogarão as quatro equipas ao mesmo tempo.
Materiais: Bolas leves, cestos feitos com caixas reutilizadas, vários resíduos reutilizados, tabuleiro e peças do jogo do galo, ecopontos reciclados e cartões com questões.
Breve explicação do jogo:
- Visionamento de um pequeno vídeo explicativo do jogo e reforço da informação relativa às regras.
- Constituição de equipas e identificação do porta-voz.
ETAPA 1 – "Acerta no Balde" (2 equipas de cada vez)
Regras:
• Os elementos da equipa são dispostos em fila indiana de frente para outro elemento, da sua própria equipa, que segura um “cesto” na cabeça;
• Os elementos da equipa lançam uma bola de cada vez, procurando fazê-las entrar no cesto;
• Logo que consigam colocar três bolas, a equipa responde a uma pergunta sobre reciclagem para avançar até à etapa seguinte.
ETAPA 2 – "Acerta e Recicla" (2 equipas de cada vez)
Regras:
• Cada membro da equipa retira um cartão com o nome de um resíduo (vidro, plástico, papel...);
• De seguida, terá de deslocar-se até ao “monte de lixo”, apanhar o resíduo, regressar ao ponto de partida e colocá-lo no ecoponto correto;
• A forma de deslocação pode variar (pé cochinho, de costas, etc...).
ETAPA 3 – "Galo da Reciclagem" (2 equipas de cada vez)
Regras:
• As equipas jogam como no tradicional jogo do galo;
• Para colocar um resíduo no tabuleiro, devem primeiro responder corretamente a uma pergunta ambiental;
• Vence quem conseguir formal uma linha ou diagonal primeiro;
• Os que não fizeram a linha só podem avançar depois de recolherem todos os resíduos utilizados no jogo.
Etapa 4 – "Tudo ao Molho"
Regras:
• As equipas recebem um “monte de lixo" com vários resíduos;
• Um a um, devem colocar os resíduos no contentor correto;
• Se errarem, retiram o objeto e têm de tentar novamente;
• Vence quem separar corretamente e mais rápido.
Encerramento:
• Entrega de diplomas a todos os participantes;
• Breve conversa sobre a importância de separar/reciclar e proteger o ambiente;
• Agradecimentos.
Algumas questões do jogo:
1. Podemos reciclar lenços usados?
2. Para onde vão as garrafas de plástico?
3. Papéis sujos podem ir para o ecoponto azul?
4. As pilhas vão para o lixo normal?
5. Onde podes colocar as embalagens de leite?
6. O papel de alumínio pode reciclar-se?
7. Podemos pôr comida no ecoponto verde?
8. Os jornais velhos vão para o ecoponto azul?
9. As caixas de cartão vão para o ecoponto azul?
10. Podemos reciclar sacos de plástico?
11. As garrafas de vidro vão para o ecoponto verde?
12. Papel higiénico usado vai para o ecoponto azul?
13. As tampas das garrafas onde devem ser colocadas?
Idade dos alunos:
13/14 anos
Fotografias do jogo:
Memória descritiva:
O jogo resulta de uma proposta que os alunos da turma 8.º E fizeram na disciplina de Cidadania e Desenvolvimento. Pretendiam trabalhar o domínio da “Educação Ambiental”, mais especificamente o tema da “Reciclagem”, com o objetivo de criar um conjunto de atividades para, neste âmbito, realizar com alunos do 1.º Ciclo do Ensino Básico.
A turma foi então dividida em quatro partes e cada grupo idealizou, preparou e apresentou uma proposta de atividade.
No total foram apresentados três jogos e uma proposta de instalação artística, todos eles recorrendo à utilização de diferentes resíduos.
O passo seguinte foi, nas aulas de Cidadania e Desenvolvimento, procurar a partir das três propostas de jogos, criar um único jogo que reunisse o melhor das propostas dos grupos. E é assim que surge o “Jogar pela Natureza”, no âmbito do “Jogo do Verdão”, com quatro etapas/fases para aprender a separar/reciclar em equipa.
A partir daqui, a turma 8.º E foi dividida pelas quatro etapas para preparar a execução, elaborar as regras e organizar os materiais das respetivas fases.
O jogo criado foi aplicado a uma turma de 3.º Ano da Escola Básica do Bairro da Comenda, a qual pertence ao nosso Agrupamento. O balanço que os alunos fazem da aplicação do jogo é muito positivo.