Geração Verdão 2024-25 | Trabalhos

ATIVIDADE 2 – Jogo do Verdão

Escola Superior de Turismo e Tecnologia do Mar - Politécnico de Leiria (Peniche)

Escalão: Escalão 2: Escolas do 2.º Ciclo até ao Ensino Superior

Título do jogo:
ECODESAFIOS: O JOGO DAS TRÊS ESTAÇÕES

Regras do jogo:
O jogo é composto por três estações, sendo que cada uma tem objetivos e regras específicas (conforme pdf anexo).
Regras ESTAÇÃO 1-ECOLABIRINTO:
1. Primeiramente, todos os jogadores lançam o dado para ver quem começar o jogo. O participante que tiver o maior número de pontos é o primeiro a começar a jogar;
2. Todos os participantes iniciam na “casa” nº 1;
3. Define-se a ordem do lançamento do dado;
4. O jogador avança o número de casas correspondente ao resultado do número obtido com o lançamento do dado;
5. Se o jogador estiver numa casa:
» amarela, apenas permanece nela e passa a vez a outro jogador.
» verde, tem de responder a uma questão sobre a área ambiental.
» azul, todos têm de responder a uma pergunta coletiva;
6. O jogador que errar a questão, recua uma casa;
7. O jogador que efetuar o percurso mais rapidamente é o vencedor da estação (e passa à seguinte).
Regras ESTAÇÃO 2-ECOGLÓRIA:
1. Primeiramente, todos os jogadores lançam o dado para ver quem começa o jogo. O participante que tiver o maior número de pontos é o primeiro a começar a jogar;
2. Todos os participantes iniciam na “casa” nº 1;
3. Define-se a ordem do lançamento do dado;
4. O jogador avança o número de casas correspondente ao resultado do número obtido com o lançamento do dado;
5. Se o jogador estiver numa casa:
» amarela, apenas permanece nela e passa a vez a outro jogador.
» verde, tem de responder a uma questão sobre a área ambiental.
» azul, todos têm de responder a uma pergunta coletiva.
6. O jogador que errar a questão, recua uma casa;
7. O jogador que efetuar o percurso mais rapidamente é o vencedor da estação (e passa para a última estação).
Regras ESTAÇÃO 3-ECOGINCANA:
1. Os finalistas das estações anteriores são divididos em equipas;
2. Cada equipa coloca-se à frente do seu percurso da respetiva gincana, igual para cada equipa;
3. Cada equipa terá ao seu lado um caixote com vários resíduos, tendo o dobro do número de resíduos consoante os elementos da equipa (exemplo: 5 elementos - 10 resíduos);
4. Cada participante recolhe um resíduo, faz o percurso da gincana e coloca o lixo no respetivo ecoponto, até não ter mais resíduos;
5. A primeira pessoa a colocar o último resíduo no ecoponto, apanha uma bandeira (cana decorada com folhas e lã), corre até à sua equipa, dando a vitória à sua equipa;
6. É vencedor da estação (e consequentemente do jogo ECODESAFIOS: O JOGO DAS TRÊS ESTAÇÕES) a equipa que for mais rápida e que reciclar corretamente todos os resíduos.

Idade dos alunos:
Este jogo pode adaptar-se a várias idades, adequando-se o tipo de questões, por exemplo, ou fazer estações com percursos mais pequenos. Na aplicação concreta o jogo foi direcionado a estudantes de ensino superior, com idades compreendidas entre os 18 e os 23 anos.

Fotografias do jogo:

Memória descritiva:
O EcoLabirinto é a primeira estação integrante do jogo ECODESAFIOS: O JOGO DAS TRÊS ESTAÇÕES criada por um grupo de quatro estudantes de 1º ano do curso Técnico Superior Profissional em Turismo de Natureza e Aventura (ATNA), no âmbito do projeto Eco-Escolas, com o objetivo de promover os conhecimentos sobre a reciclagem e o trabalho em equipa.
O conceito desta estação consiste na construção de um labirinto, cujas paredes foram construídas totalmente com caixas de cartão reutilizado, recolhidas em empresas e supermercados.
O EcoLabirinto tem quatro metas onde se encontram “ecopontos”, feitos com caixas de cartão, pintados com tintas de água. O “ecoponto” pintado a amarelo para as embalagens de plástico e metal, o azul para o papel, cartão, jornais, entre outros, o verde para as embalagens de vidro, e o preto para o lixo orgânico.
Foi criado um guião com questões sobre reciclagem, sendo que sempre que fossem dadas respostas incorretas, as equipas sofrem penalizações.
A montagem da estação EcoLabirinto foi testada em pequena escala na sala de aula para avaliar o formato, a segurança e a dinâmica do desafio. Foram efetuados alguns ajustes no percurso, nas instruções e nas formas alternativas de comunicação (palmas, sons, etc.).
Toda a estação foi delineada para sensibilizar para as boas práticas ambientais, num formato lúdico-educativo, realizado de forma segura e divertida.
O EcoGlória é a segunda estação integrante do jogo ECODESAFIOS: O JOGO DAS TRÊS ESTAÇÕES criada por um grupo de quatro estudantes de 1º ano do curso Técnico Superior Profissional em Turismo de Natureza e Aventura (ATNA), no âmbito do projeto Eco-Escolas, com o objetivo de sensibilizar os participantes para a aprendizagens sobre a educação ambiental e as práticas mais adequadas, nomeadamente, na área da reciclagem.
A montagem do EcoGlória envolveu a utilização de caixas de madeira de fruta, que serão as “casas” do desafio, todas identificadas com números, feitos com canas e cartão. Em determinadas casas os monitores farão questões e o primeiro jogador a levantar o braço dá a resposta. Todos os jogadores vão avançando conforme o número que calhar através do lançamento de um dado gigante, construído a partir de uma caixa de cartão.
A EcoGincana é a terceira (e última) estação integrante do jogo ECODESAFIOS: O JOGO DAS TRÊS ESTAÇÕES criada por um grupo de quatro estudantes de 1º ano do curso Técnico Superior Profissional em Turismo de Natureza e Aventura (ATNA), no âmbito do projeto Eco-Escolas, com o objetivo de promover a educação ambiental e sensibilizar a comunidade para a importância da reciclagem, da sustentabilidade e da cidadania ecológica.
Os participantes (vencedores das estações anteriores) são divididos em equipas e têm um percurso feito com materiais reutilizáveis. Cada participante de cada equipa escolhe um resíduo, faz o percurso no menor tempo possível e coloca-o no respetivo “ecoponto”, representado por caixas de cartão pintadas com a cor respetiva (amarela, verde e azul).
Assim que um dos elementos concluir essa tarefa, o colega da equipa faz o percurso da gincana levando mais um resíduo até ao ecoponto certo e, assim, sucessivamente, até conseguirem colocarem todos os resíduos, atribuídos em igual número a cada equipa, nos respetivos ecopontos. Ganha a equipa que completar a prova em menor tempo.
O jogo foi aplicado no evento IV Meeting Desportos na Areia, organizado pelo 2º ano do curso de Licenciatura de Gestão de Eventos, direcionado à comunidade académica (estudantes e colaboradores – docentes e não docentes).