Escola Secundária Jorge Peixinho (Montijo)
1. Escolha da área a intervencionar
A) Localize a Escola numa imagem satélite (google maps), mostrando o espaço envolvente direto:
B) Localize a área escolhida numa imagem satélite (google maps):
C) Indique a área do espaço exterior da escola (m²):
17000
D) Indique a área do espaço exterior a intervencionar (m²):
114
E) Indique qual a forma da área escolhida (quadrada, retangular, circular, etc.):
Circular (4 espaços, correspondentes à implantação dos 4 sobreiros)
F) Indique qual o uso atual da área escolhida:
Existem 4 sobreiros centenários, com brita no "interior" das circunferências, onde estão inseridos.
Estas circunferências apresentam cerca de 3 metros de raio, em cada um dos sobreiros.
Estes sobreiros encontram-se implantados numa área circundante alcatroada, desde a construção da Escola e por esse motivo, impermeável, o que tem tornado difícil o acesso à água, por parte do seu sistema radicular, uma vez que se tratam de raízes "pastadeiras", que se desenvolvem na horizontal. Foram diagnosticados com "die back", conforme parecer de perito do Instituto Superior de Agronomia, em 2023, que se deslocou à Escola a convite da responsável do Programa Eco Escolas, Prof. Teresa Bordeira.
A vegetação rasteira é inexistente nesta área "interior" das circunferências, onde estão implantados os sobreiros, na presente data,19.03.25.
G) Indique se, na envolvente da área escolhida, há acesso fácil a algum ponto de água:
Sim, junto ao ginásio.
A rega será feita pelos alunos, manualmente, através de regador.
H) Faça uma breve descrição do estado atual da área escolhida:
Existem 4 sobreiros centenários.
Vamos plantar espécies autóctones do montado (adaptadas a condições com pouca água disponível), nestas áreas circulares, onde estão "inseridos" os sobreiros, conforme descrito no Ponto 1, alínea f desta plataforma.
2. Porquê uma microfloresta na minha Escola?
A) Indique a principal ou principais razões da Escola querer plantar uma microfloresta no espaço exterior das suas instalações:
Embelezamento do espaço exterior.
Promover a ligação à Natureza.
Ser local privilegiado para ensinar, in loco, o funcionamento de um ecossistema terrestre, em Ciências Naturais, ou nos conteúdos específicos da disciplina de Educação Visual, com recurso ao desenho.
Promover a biodiversidade, respeitando o Potencial Natural da Vegetação e a Fitossociologia.
Melhorar a qualidade do ar.
Promover a ligação à Escola de modo mais personalizado, sendo feito pelos alunos e deste modo incrementar o seu papel ativo na "reflorestação" de Portugal, tendo como ponto de partida a Escola.
B) Indique qual ou quais os objetivos da Escola aquando da plantação da microfloresta pelo método de Miyawaki:
Embelezamento do espaço exterior.
Promover a ligação à Natureza.
Serem locais privilegiados para ensinar in loco várias áreas disciplinares.
O recurso ao método Miyawaki, que incentiva a densa plantação de espécies nativas, neste caso do montado, com arbustos e herbáceas, respeitando o Potencial Natural da Vegetação e a Fitossociologia.
C) Refira qual a importância da plantação de espécies nativas:
A interação privilegiada entre as plantas do montado e os sobreiros, de acordo com as suas necessidades específicas.
Explicite cada uma das opções assinaladas em d):
1. Atrair insetos para promover a polinização.
9. Promover a ligação à Natureza, através do embelezamento do espaço exterior, cuidando dos sobreiros centenários, cuidaremos das pessoas... em várias gerações.
E) As microflorestas, quando bem cuidadas durantes os três primeiros anos após a sua plantação, podem durante centenas de anos.
Comente esta frase, dando a sua opinião em relação ao futuro da microfloresta na sua Escola.
Fui aluna nesta Escola, já conhecia estes sobreiros desde há muito tempo.
Enquanto Professora, no presente, estes sobreiros ainda existem, pelo que é desafiante continuar a "ensinar" ao futuro que se senta todos os dias à minha frente, o cuidar destas árvores maravilhosas...
3. Equipa responsável
A) Refira a importância de uma equipa da Escola, responsável pelo projeto:
A continuidade da importância do "cuidar" das árvores, e ao cuidar das mesmas, cuidamos das pessoas.
B) Indique o número previsto de pessoas a incluir na equipa responsável:
140 alunos
C) Identifique as pessoas da equipa responsável (coordenadores, docentes, discentes, funcionários, jardineiros, outros):
Prof. Teresa Bordeira e os seus alunos dos 8º, 9º e 12ºanos de escolaridade e Câmara Municipal de Montijo
D) Indique o nome da pessoa líder da equipa:
Teresa Bordeira
E) Atualmente a Escola conta já com algum grupo que costuma realizar algum tipo de atividades ambientais?
Se sim, descreva o mesmo em relação ao número de pessoas e o qual seu papel na comunidade escolar:
Em colaboração com a Sra. Coordenadora dos Diretores de Turma do ensino básico, promovemos em parceria com o Programa Eco Escolas, uma "atividade de sensibilização ambiental", para limpeza dos espaços exteriores.
Participam todas as turmas do ensino básico.
Esta atividade desenvolve-se durante as aulas de ETP, acompanhada pelo Diretor de Turma (DT).
Em 7 Fases:
Fase 1 - Cada DT calendariza a participação da sua turma na ação de limpeza no espaço exterior da Escola num documento partilhado.
Fase 2 - Num primeiro momento, o DT sensibiliza a turma para a temática da deposição incorreta do lixo no chão na Escola e fora da Escola.
Sugestão de recursos: https://www.pontoverde.pt/curiosidades.php
https://ensina.rtp.pt/tema/cidadania/
Fase 3 - Num segundo momento, a turma, dividida em grupos e acompanhada pelo DT, circula pelo espaço exterior da Escola com sacos do lixo e luvas (com saco de plástico, reutilizado como “luva”). Apelar à separação do lixo.
Fase 4 - O lixo recolhido por cada grupo é analisado e contabilizado (n.º de sacos).
Fase 5 - No fim da atividade, os alunos respondem a um questionário de recolha de dados sobre o que observaram (tipo de resíduos mais encontrados, tipo de resíduos menos encontrados, número total de sacos).
Cada grupo acede ao QR code criado para este efeito:
Fase 6 - No final da atividade, o lixo recolhido é colocado no contentor / ecoponto.
Fase 7 - Recolher imagens da atividade e enviar para teresa.bordeira@esjp.pt
4. Comunidade Escolar
A) Explique sucintamente de que forma e em que fase(s) o projeto irá promover o envolvimento da comunidade escolar e dos alunos em particular:
1ª Fase - retirada de todos os "alvéolos" que cobriam as circunferências onde estão implantados os 4 sobreiros; esta retirada permitiu o acesso melhorado à água, por parte dos sistemas radiculares dos sobreiros - trabalho realizado pela Câmara Municipal de Montijo - JÁ CONCLUÍDA.
2ª Fase - tratamento do solo, com abertura de buracos - trabalho realizado pelos alunos - JÁ CONCLUÌDO
3ª Fase - Inserção do substrato vegetal, para plantação das espécies autóctones do montado. EM EXECUÇÂO
4ª Fase - plantação das espécies autóctones do montado. PARA BREVE
B) Identifique os benefícios do projeto ao nível da saúde e bem-estar para toda a comunidade:
Criar 4 "microflorestas", que irão promover beleza e aroma de montado à Escola.
C) Refira qual seria a melhor data para a plantação, tendo em conta o calendário escolar adotado, e tendo em conta que as plantações devem acontecer preferencialmente entre outubro e dezembro:
A plantação irá decorrer até final de março de 2025
5. Recursos e Avaliação
A) Identifique e explicite o papel dos parceiros: locais e outros:
Câmara Municipal de Montijo - retirada dos alvéolos
Empresa de jardinagem - oferece as espécies vegetais autóctones do montado.
B) Identifique os recursos financeiros, humanos e materiais estimados para concretizar o projeto:
A Câmara Municipal através dos seus técnicos de jardinagem, retirou os alvéolos junto aos sobreiros, cuja foto foi inserida no Anexo 6, alínea "a", desta plataforma, adquiriu o substrato vegetal e a empresa de jardinagem ofereceu os espécimes vegetais.
C) Apresente até 3 indicadores que permitam avaliar o impacte do projeto:
O envolvimento e motivação dos alunos.
O envolvimento dos Encarregados de Educação.
A ligação dos conteúdos programáticos lecionados na disciplina de Ciências Naturais dos 8º e 9º anos de escolaridade, aplicados à realidade, numa perspectiva interdisciplinar, nomeadamente através da ligação ao Projeto "Raízes do Tempo" de Camões, no âmbito da comemoração do V centenário de Luís de Camões, com a descrição das plantas referidas na obra "Os Lusíadas" (8ºano) e as propriedades medicinais dessas plantas (9ºano) - já foram realizadas 2 visitas de estudo ao Mosteiro dos Jerónimos + Jardim Botânico Tropical de Belém, nos dias 12.03.25 e 14.03.25.
D) Identifique as principais dificuldades (riscos) que poderá ter o projeto:
O projeto é desafiante e deste modo os riscos são quase inexistentes...