Escola Secundaria Pedro Nunes (Lisboa)
1. Escolha da área a intervencionar
A) Localize a Escola numa imagem satélite (google maps), mostrando o espaço envolvente direto:
B) Localize a área escolhida numa imagem satélite (google maps):
C) Indique a área do espaço exterior da escola (m²):
2000 m²
D) Indique a área do espaço exterior a intervencionar (m²):
10 a 15 m²
E) Indique qual a forma da área escolhida (quadrada, retangular, circular, etc.):
Triangular
F) Indique qual o uso atual da área escolhida:
Atualmente a área escolhida não é utilizada, encontrando-se em estado de relativo abandono. Subsistem algumas árvores, troncos e ervas daninhas.
G) Indique se, na envolvente da área escolhida, há acesso fácil a algum ponto de água:
Sim.
H) Faça uma breve descrição do estado atual da área escolhida:
Tem relvado, alguns arbustos e árvore. Não tem sistema de rega; por não ser cultivada e tratada, o solo apresenta um estado compacto que torna difícil a sua utilização. Existe um ponto de água relativamente perto.
2. Porquê uma microfloresta na minha Escola?
A) Indique a principal ou principais razões da Escola querer plantar uma microfloresta no espaço exterior das suas instalações:
- promover o ambiente natural na escola, sensibilizando os alunos para a valorização da floresta mediterrânica enquanto ecossistema promotor da biodiversidade; melhoria da qualidade do ar; proteção de lençóis freáticos e reservas de água doce.
- promover um novo espaço na escola de convívio entre alunos e demais comunidade escolar; um espaço de desenvolvimento e atividades educativas e jogos lúdicos; ler livros e descansar promovendo-se mais atividades ao ar livre de forma aprazível.
B) Indique qual ou quais os objetivos da Escola aquando da plantação da microfloresta pelo método de Miyawaki:
- a floresta constituir-se como um modelo em microescala da forma como devemos gerir o nosso território, nomeadamente o espaço florestal do território português que tem sido alvo de um abandono/ ausência de planeamento e gestão que se tem agravado com a problemática das alterações globais.
- pretende-se igualmente sensibilizar os alunos para a importância das florestas mediterrânicas enquanto elementos naturais identitários da nossa cultura (caso do recursos natural extraído do sobreiro – cortiça) e das múltiplas atividades económicas que a mesma gera, havendo uma simbiose entre o meio natura-floresta e a cultura material e imaterial associada a este bioma.
C) Refira qual a importância da plantação de espécies nativas:
Apresentar aos alunos formas de sustentabilidade associadas à gestão do território (adaptadas às caraterísticas climáticas da região).
Explicite cada uma das opções assinaladas em d):
1. Promover a biodiversidade. (explicite)
- Sim. Aumentar a biodiversidade na escola havendo novas possibilidades para aves e insetos nidificarem, obterem alimento, a partir de um novo habitat.
2. Minimizar os impactos das alterações climáticas. (explicite)
- Contribuir para um novo espaço de sombra (refúgio climático)que poderá ser aberto a toda a comunidade educativa e à comunidade local (caso se estabeleçam protocolos entre a Junta de Freguesia e a Escola/Ministério da Educação).
4. Melhorar a qualidade do ar. (explicite)
- Um maior número de árvores permitirá a retenção do CO2.
5. Minimizar o ruído. (explicite)
- Promoverá uma minimização do ruído da área envolvente.
7. Promover a inclusão. (explicite)
- Será um novo espaço de convívio e lazer promotor de diversas atividades educativas enquanto novo estímulo para todos os alunos poderem aí interagir e expressar-se.
8. Melhorar as condições de aprendizagem. (explicite)
- Poderá ser um espaço que funcionará como um laboratório ao ar livre (onde disciplinas como Biologia e Geografia poderão realizar diversas experiências e trabalho de campo); permitirá aos alunos desenharem ao ar livre; realizar saraus de leitura; dramatizações; eventos musicais; cálculos matemáticos…
9. Outras contribuições (explicite)
e) As microflorestas, quando bem cuidadas durantes os três primeiros anos após a sua plantação, podem durante centenas de anos. Comente esta frase, dando a sua opinião em relação ao futuro da microfloresta na sua Escola.
- Sendo uma escola centenária a presença de uma nova minifloresta trará uma imagem de escola adaptada ao futuro e aos seus desafios – ambientais, inclusão, sustentabilidade. Valorizará ainda mais a Escola e a sua identidade enquanto referência na educação e promoção do desenvolvimento sustentável a partir da formação dos futuros cidadãos, os nossos alunos.
E) As microflorestas, quando bem cuidadas durantes os três primeiros anos após a sua plantação, podem durante centenas de anos.
Comente esta frase, dando a sua opinião em relação ao futuro da microfloresta na sua Escola.
Sendo um projeto desenvolvido por turmas de 9.º e de 10.º ano, que integram alunos que permanecerão na Escola durante 2 a 3 anos, coordenado por professores do quadro da Escola, pretendemos que estes mesmos deem continuidade ao projeto.
3. Equipa responsável
A) Refira a importância de uma equipa da Escola, responsável pelo projeto:
A importância prende-se com o envolvimento no projeto: a promoção do sentido de responsabilidade e o trabalho de equipa, a monitorização do crescimento da floresta e o cuidar da mesma.
B) Indique o número previsto de pessoas a incluir na equipa responsável:
No primeiro ano, pelo menos 2 turmas. Na disciplina de Cidadania e Desenvolvimento poder-se-á integrar o projeto Microflorestas nos domínios de estudo e assim constituir-se equipas de voluntários rotativas.
C) Identifique as pessoas da equipa responsável (coordenadores, docentes, discentes, funcionários, jardineiros, outros):
Coordenadora Ecoescolas, Isabel Borges; Conselho Ecoescolas, professor de Geografia e Cidadania e Desenvolvimento, Miguel Silva; turmas do 9.º ano e 10.º A; funcionários da Escola.
D) Indique o nome da pessoa líder da equipa:
Miguel Silva e Isabel Borges.
E) Atualmente a Escola conta já com algum grupo que costuma realizar algum tipo de atividades ambientais?
Se sim, descreva o mesmo em relação ao número de pessoas e o qual seu papel na comunidade escolar:
Campanhas de limpeza de praia; monitorização de resíduos em troço de rio; plantação de árvores na escola; trabalho na horta da escola – atividades associadas ao desenvolvimento de projetos disciplinares ou comemoração de dias/efemérides; recolha de materiais recicláveis.
4. Comunidade Escolar
A) Explique sucintamente de que forma e em que fase(s) o projeto irá promover o envolvimento da comunidade escolar e dos alunos em particular:
- motivação inicial das turmas envolvidas .
- realização de uma sessão solene de inauguração da minifloresta com a plantação de uma árvore autóctone a título simbólico.
- atribuição de diplomas de mérito para os alunos cuidadores da floresta.
B) Identifique os benefícios do projeto ao nível da saúde e bem-estar para toda a comunidade:
- promover o bem estar e a saúde mental;
-promover o convívio entre os elementos da comunidade educativa;
- promover a prática de atividades físicas e de jogos num ambiente diferente;
- contacto com a natureza;
- promover o sentido de responsabilidade.
C) Refira qual seria a melhor data para a plantação, tendo em conta o calendário escolar adotado, e tendo em conta que as plantações devem acontecer preferencialmente entre outubro e dezembro:
- início de outubro.
- última semana de aulas do 1º período.
5. Recursos e Avaliação
A) Identifique e explicite o papel dos parceiros: locais e outros:
A Junta de Freguesia de Campo de Ourique poderia ajudar na manutenção da horta oferecendo árvores autóctones.
B) Identifique os recursos financeiros, humanos e materiais estimados para concretizar o projeto:
Recursos humanos - alunos, professores e funcionários mencionados.
Recursos materiais - material de jardinagem complementar; espécies autóctones.
Não temos previsão quanto aos recursos financeiros.
C) Apresente até 3 indicadores que permitam avaliar o impacte do projeto:
- atividades pedagógicas realizadas na microfloresta;
- frequência da microfloresta pelos alunos de forma espontânea.
- personalização da floresta com ideias e projetos pelos alunos.
D) Identifique as principais dificuldades (riscos) que poderá ter o projeto:
Eventualmente, dificuldade na aquisição das espécies e do material necessário.