Escola Secundária da Baixa da Banheira (Moita)
1. Escolha da área a intervencionar
A) Localize a Escola numa imagem satélite (google maps), mostrando o espaço envolvente direto:
B) Localize a área escolhida numa imagem satélite (google maps):
C) Indique a área do espaço exterior da escola (m²):
44000
D) Indique a área do espaço exterior a intervencionar (m²):
240
E) Indique qual a forma da área escolhida (quadrada, retangular, circular, etc.):
Retangular.
F) Indique qual o uso atual da área escolhida:
Atualmente não tem nenhum uso, no passado já teve um jardim de girassóis (ver fotografias em anexo).
G) Indique se, na envolvente da área escolhida, há acesso fácil a algum ponto de água:
Há acesso a uma torneira na portaria, ao lado do espaço escolhido.
H) Faça uma breve descrição do estado atual da área escolhida:
A área escolhida tem apenas areia e solo não trabalhado.
2. Porquê uma microfloresta na minha Escola?
A) Indique a principal ou principais razões da Escola querer plantar uma microfloresta no espaço exterior das suas instalações:
Educação Ambiental – A microfloresta pode servir como um laboratório vivo/ sala de aula para os alunos aprenderem sobre biodiversidade, ecossistemas, mudanças climáticas, práticas sustentáveis e eco-responsabilidade.
Melhoria da qualidade do ar – As árvores e plantas ajudam a filtrar poluentes do ar, reduzindo a poluição e proporcionando um ambiente mais saudável para a comunidade escolar.
Regulação da Temperatura – A vegetação proporciona sombra e contribui para reduzir a temperatura do ambiente, tornando o espaço exterior mais agradável, especialmente nos meses quentes.
Promoção da Biodiversidade – Uma microfloresta atrai insetos, pássaros e outros pequenos animais, ajudando a criar um ecossistema equilibrado e mais rico em espécies.
Bem-Estar e Saúde Mental – O contacto com a natureza reduz o stress e melhora o bem-estar da comunidade escolar, proporcionando um ambiente mais acolhedor.
B) Indique qual ou quais os objetivos da Escola aquando da plantação da microfloresta pelo método de Miyawaki:
Os principais objetivos da Escola ao plantar uma microfloresta pelo método de Miyawaki, para além de responder às razões apontadas no ponto anterior, são:
- criar uma floresta densa e autossustentável em poucos anos, restaurando a biodiversidade local de forma acelerada;
- contribuir para os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) como a ação climática, educação de qualidade e cidades e comunidades sustentáveis.
C) Refira qual a importância da plantação de espécies nativas:
A plantação de espécies nativas é fundamental para garantir o sucesso e a sustentabilidade de uma microfloresta, pois:
- as espécies nativas já estão naturalmente adaptadas às condições climáticas e ao tipo de solo da região, o que reduz a necessidade de manutenção, como rega excessiva e fertilização artificial;
- as plantas nativas oferecem alimento e abrigo para insetos polinizadores, aves e outros animais, ajudando a restaurar os ecossistemas e a fortalecer a cadeia alimentar;
- como evoluíram na região, essas espécies possuem defesas naturais contra pragas e doenças locais, reduzindo a necessidade de pesticidas e produtos químicos prejudiciais ao meio ambiente;
- a plantação de espécies nativas contribui para a regeneração do solo, pois as raízes promovem a retenção de nutrientes, aumentam a infiltração da água e evitam a erosão;
- quando a microfloresta crescer, conferirá alguma privacidade ao espaço escolar interior;
- o uso de plantas locais preserva a identidade ecológica e histórica da região, garantindo que as futuras gerações conheçam e valorizem a flora autóctone;
- as espécies nativas exigem menos cuidados, a sua manutenção torna-se mais barata e eficiente, tornando o projeto ambientalmente e economicamente sustentável.
Explicite cada uma das opções assinaladas em d):
Uma Microfloresta contribui para minimizar os impactos das alterações climáticas de diversas formas, incluindo:
- Captura de Carbono - as árvores e plantas absorvem dióxido de carbono (CO₂) da atmosfera através da fotossíntese, ajudando a reduzir o efeito estufa e o aquecimento global.
- Regulação da Temperatura - a vegetação cria microclimas mais frescos, reduzindo a temperatura do solo e do ar ao seu redor, o que ajuda a mitigar os efeitos das ondas de calor.
- Aumento da humidade e redução da seca - através da evapotranspiração, as plantas libertam vapor de água, contribuindo para a humidade e ajudando a evitar as secas prolongadas.
- Prevenção de erosão e proteção do solo - as raízes das plantas fixam o solo, reduzindo a erosão causada por chuvas intensas e evitando a desertificação.
- Diminuição da poluição sonora - barreiras naturais de árvores e arbustos reduzem o impacto do ruído urbano, melhorando a qualidade de vida na escola.
As microflorestas também contribuem para melhorar a qualidade do ar através de:
- Filtragem de Poluentes - as folhas das árvores e arbustos capturam partículas finas em suspensão, como poeira, fuligem e metais pesados, reduzindo a poluição do ar.
- Absorção de gases poluentes - as plantas absorvem gases nocivos, como dióxido de enxofre (SO₂), monóxido de carbono (CO) e óxidos de nitrogénio (NOx), melhorando a qualidade do ar respirado.
- Produção de oxigénio - durante a fotossíntese, as plantas convertem dióxido de carbono (CO₂) em oxigénio (O₂), essencial para a respiração dos seres vivos.
- Redução do efeito ilha de calor - ao fornecer sombra e libertar humidade, a microfloresta reduz a temperatura ambiente, diminuindo a formação de poluentes secundários e ajuda a mitigar os efeitos das ondas de calor.
- Diminuição do impacto das emissões dos veículos automóveis - as árvores e arbustos próximos a ruas e avenidas ajudam a bloquear e absorver parte dos gases emitidos por veículos, reduzindo a poluição em áreas urbanas.
E) As microflorestas, quando bem cuidadas durantes os três primeiros anos após a sua plantação, podem durante centenas de anos.
Comente esta frase, dando a sua opinião em relação ao futuro da microfloresta na sua Escola.
Nos primeiros três anos, as plantas ainda estão em fase de crescimento e adaptação, precisando de rega adequada, controle de ervas daninhas e proteção contra pragas. Após esse período, a microfloresta tornar-se-á mais resiliente, exigindo menos manutenção e podendo desenvolver-se por décadas.
No caso da microfloresta na nossa escola, o sucesso dependerá do compromisso da comunidade escolar em cuidar da área nos primeiros anos. Se houver um plano exequível e realista de manutenção, monitorização e envolvimento dos alunos, professores e assistentes operacionais, a microfloresta poderá tornar-se um espaço verde permanente, trazendo benefícios ambientais e educacionais por muito tempo.
Além disso, ao longo dos anos, essa área poderá servir como um laboratório vivo, onde os alunos aprendem na prática sobre ecologia, sustentabilidade e mudanças climáticas. Com o devido cuidado, a microfloresta poderá ser um legado verde para as futuras gerações da escola.
3. Equipa responsável
A) Refira a importância de uma equipa da Escola, responsável pelo projeto:
A equipa responsável da escola é fundamental para manter o projeto da microfloresta ao longo dos anos.
B) Indique o número previsto de pessoas a incluir na equipa responsável:
10
C) Identifique as pessoas da equipa responsável (coordenadores, docentes, discentes, funcionários, jardineiros, outros):
2 coordenadoras Eco-Escolas; 3 docentes da equipa Eco-Escolas; 1 assistente operacional; 2 alunos do 3º ciclo; 2 alunos do ensino secundário.
D) Indique o nome da pessoa líder da equipa:
Sofia Barbosa (coordenadora Eco-Escolas)
E) Atualmente a Escola conta já com algum grupo que costuma realizar algum tipo de atividades ambientais?
Se sim, descreva o mesmo em relação ao número de pessoas e o qual seu papel na comunidade escolar:
A Escola possui a equipa Eco-Escolas com 12 elementos docentes e envolve nas suas atividades todas as turmas do 3º ciclo e secundário bem como os docentes destas turmas que participam diretamente no projeto Eco-Escolas.
4. Comunidade Escolar
A) Explique sucintamente de que forma e em que fase(s) o projeto irá promover o envolvimento da comunidade escolar e dos alunos em particular:
O projeto de recuperação da microfloresta na escola promoverá o envolvimento da comunidade escolar em diferentes fases:
1. Planeamento e sensibilização - alunos, professores e assistentes operacionais serão convidados a participar da conceção do projeto, escolhendo as espécies a serem plantadas e discutindo a importância da microfloresta; atividades educativas serão realizadas para consciencializar sobre os benefícios ambientais do projeto.
2. Implantação e plantio - os alunos terão um papel ativo na preparação do solo, plantio das mudas e instalação da irrigação sustentável; professores e assistentes operacionais auxiliarão na organização das tarefas e na orientação sobre técnicas de cultivo.
3. Manutenção e monitorização - os primeiros três anos, os alunos serão responsáveis por regar, limpar e monitorizar o crescimento das plantas; o projeto poderá incluir atividades como registo fotográfico do desenvolvimento da microfloresta e estudos sobre biodiversidade.
4. Uso educacional e sustentabilidade - a microfloresta poderá ser utilizada para aulas ao ar livre, projetos de ciências e eventos ambientais, garantindo um envolvimento da comunidade escolar.
B) Identifique os benefícios do projeto ao nível da saúde e bem-estar para toda a comunidade:
O projeto da microfloresta na escola trará diversos benefícios para a saúde e o bem-estar de toda a comunidade, incluindo alunos, professores, funcionários e moradores da região, tais como:
- Melhoria da qualidade do ar
- Regulação e conforto térmico
- Redução do stress e promoção da saúde mental
- Incentivo à atividade física e ao convívio social
- Estímulo à educação ambiental e alimentação saudável
- Redução do ruído e criação de um ambiente tranquilo.
C) Refira qual seria a melhor data para a plantação, tendo em conta o calendário escolar adotado, e tendo em conta que as plantações devem acontecer preferencialmente entre outubro e dezembro:
Outubro 2025
5. Recursos e Avaliação
A) Identifique e explicite o papel dos parceiros: locais e outros:
- União de Freguesias da Baixa da Banheira e Vale da Amoreira;
- Câmara Municipal da Moita.
B) Identifique os recursos financeiros, humanos e materiais estimados para concretizar o projeto:
equipa responsável; comunidade escolar; ferramentas e instrumentos agrícolas da escola; alguns espécimes de plantas, solo, composto cedidos pela autarquia; de momento não dispomos de recursos financeiros.
C) Apresente até 3 indicadores que permitam avaliar o impacte do projeto:
- Medir a diversidade de espécies vegetais e a presença de insetos, aves e outros pequenos animais antes e depois da implantação da microfloresta através de observações regulares, registos fotográficos e contagem de espécies.
- Monitorizar a melhoria da qualidade do ar (redução de poeira e poluentes) e a variação da temperatura na área da escola antes e depois do plantio através de sensores de temperatura e humidade.
- Avaliar o número de alunos e professores envolvidos nas atividades de plantio, manutenção e uso pedagógico da microfloresta através de registos de participação, questionários de satisfação e impacto educacional.
D) Identifique as principais dificuldades (riscos) que poderá ter o projeto:
- Dificuldade na regularidade da manutenção inicial necessária;
- Condições climáticas extremas
- Insuficiente envolvimento da comunidade escolar
- Concorrência com espécies invasoras e pragas
- Vandalismo e uso indevido do espaço
- Insuficientes recursos financeiros e materiais