Escola Básica 2,3 de Alfornelos (Amadora)
1. Escolha da área a intervencionar
A) Localize a Escola numa imagem satélite (google maps), mostrando o espaço envolvente direto:
B) Localize a área escolhida numa imagem satélite (google maps):
C) Indique a área do espaço exterior da escola (m²):
25000
D) Indique a área do espaço exterior a intervencionar (m²):
200
E) Indique qual a forma da área escolhida (quadrada, retangular, circular, etc.):
Quadrada/triangular
F) Indique qual o uso atual da área escolhida:
Área ao abandono.
G) Indique se, na envolvente da área escolhida, há acesso fácil a algum ponto de água:
Sim há um ponto de água.
H) Faça uma breve descrição do estado atual da área escolhida:
O local tem apenas cobertura de herbácea espontâneas. É um terreno que está relativamente compactado. Há um ponto de água próximo.
trata-se de um espaço entre o espaço de jogos de educação física e a avenida, que habitualmente tem bastante trânsito.
2. Porquê uma microfloresta na minha Escola?
A) Indique a principal ou principais razões da Escola querer plantar uma microfloresta no espaço exterior das suas instalações:
Queremos que o ambiente escolar seja um espaço de aprendizagem integrado com a natureza. Através da implementação de uma microflorestas baseadas no método de Miyawaki, iremos conseguir maximizar a área vegetal disponível, promover a biodiversidade, bem-estar e educação ambiental.
Achamos que envolver os alunos no Curso de Jardinagem neste tipo de projeto será não só um facilitador na implementação deste, mas uma mais-valia para estes alunos que, ao participar desta experiência, no futuro serão profissionais mais conscientes e cidadãos mais sensíveis às questões ambientais. A prática do método Miyawaki na criação da microfloresta proporcionará uma vivência direta com os conceitos de sustentabilidade e preservação ambiental, formando jovens comprometidos com a harmonia entre o ser humano e a natureza, e preparados para promover ações mais ecológicas e responsáveis em âmbito profissional.
De um modo geral, queremos transformar este espaço num ambiente mais saudável, onde os alunos tenham a oportunidade de realizar atividades ao ar livre, por exemplo no âmbito da Educação Física. Ao integrar práticas físicas e educativas num contexto natural, pretendemos não apenas promover a saúde e o bem-estar, mas também sensibilizar os alunos para a importância da interação com o meio ambiente. Acreditamos que ao harmonizar e cuidar do espaço escolar exterior conseguimos promover um desenvolvimento físico e mental dos alunos, além de reforçar a conexão deles com a natureza.
De um modo geral pretendemos:
- Aumentar a cobertura vegetal para reduzir ilhas de calor e melhorar a qualidade do ar.
- Criar espaços de aprendizagem ao ar livre para que os alunos interajam diretamente com a biodiversidade.
- Promover a biodiversidade local, favorecendo insetos, aves e pequenos mamíferos.
- Estimular a participação ativa dos alunos no plantio e manutenção da microfloresta, tornando-os responsáveis pelo ecossistema criado.
- Reduzir a pegada ecológica da escola e aumentar a retenção de carbono no solo.
B) Indique qual ou quais os objetivos da Escola aquando da plantação da microfloresta pelo método de Miyawaki:
Promover a educação ambiental prática: Através da implementação de uma microfloresta, a escola busca proporcionar aos alunos uma experiência educativa única, permitindo que eles aprendam diretamente sobre sustentabilidade, preservação ambiental e a importância da biodiversidade. A prática do método de Miyawaki oferece uma oportunidade de vivência real com a natureza e o ecossistema local.
Desenvolver uma maior conscientização ecológica: O projeto visa sensibilizar os alunos para questões ambientais e para a importância de ações individuais e coletivas na preservação do meio ambiente, formando cidadãos mais responsáveis e comprometidos com a sustentabilidade.
Integrar o ambiente natural no processo educativo: A escola pretende que a microfloresta seja um espaço de aprendizagem contínuo, onde os alunos possam realizar atividades educativas ao ar livre, tanto no contexto da Educação Física quanto em outras disciplinas, promovendo o bem-estar físico e mental dos estudantes.
Aumentar a biodiversidade e a qualidade ambiental: O método Miyawaki visa criar um ecossistema que favorece o aumento da biodiversidade local, melhorando a qualidade do ar,reduzindo as ilhas de calor e proporcionando habitats para insetos, aves e pequenos mamíferos.
Envolver os alunos em ações práticas e responsáveis: Ao envolver os alunos no plantio e manutenção da microfloresta, a escola pretende promover a aprendizagem ativa, onde os alunos assumem um papel de responsabilidade na criação e preservação do ecossistema, contribuindo diretamente para a redução da pegada ecológica da escola.
Estabelecer um legado sustentável para a comunidade escolar: A longo prazo, a microfloresta será um símbolo da responsabilidade ambiental da escola, promovendo uma cultura de cuidado e respeito pela natureza que pode ser transmitida às futuras gerações de alunos.
C) Refira qual a importância da plantação de espécies nativas:
A plantação de espécies nativas é importante por várias razões, nomeadamente:
Promoção da Biodiversidade Local, pois as espécies nativas aos estarem adaptadas às condições ambientais locais, proporcionam o melhor suporte para a fauna local, como insetos, aves e pequenos mamíferos. Plantar essas espécies ajuda a manter o equilíbrio ecológico e a preservar a biodiversidade regional, fornecendo alimento e abrigo para as espécies que dependem dessas plantas.
Resiliência e Sustentabilidade Ambiental: Espécies nativas são mais resistentes às condições climáticas locais e às pragas, reduzindo a necessidade de pesticidas e fertilizantes artificiais. Elas também ajudam a conservar a água e o solo, já que suas raízes são adaptadas para lidar com os recursos naturais disponíveis. Isso torna o ecossistema mais sustentável e resiliente a mudanças climáticas e outros desafios ambientais.
Preservação de Ecossistemas Naturais: Ao plantar espécies nativas, estamos a restaurar e proteger os ecossistemas naturais que, muitas vezes, foram alterados.
Educação e conscientização ambiental, pois ao envolver os alunos neste processo, a escola não só promove a aprendizagem prática sobre a natureza e os ecossistemas, mas também reforça a importância de respeitar e cuidar das plantas e animais locais. Além disso, ela sensibiliza a comunidade escolar sobre a importância de adotar práticas sustentáveis no seu dia a dia.
Redução do Impacto de Espécies Invasoras: Espécies não nativas muitas vezes competem com as espécies locais, podendo desequilibrar o ecossistema e reduzir a diversidade. Ao priorizar a plantação de espécies nativas, reduz-se o impacto das espécies invasoras e ajuda-se a restabelecer o equilíbrio natural do ambiente.
Estímulo ao Sentimento de Pertencimento e Identidade Local: Plantar espécies nativas ajuda a fortalecer a conexão dos alunos e da comunidade escolar com o ambiente local, promovendo um maior senso de identidade e pertencimento.
Explicite cada uma das opções assinaladas em d):
A Microfloresta contribui para todos os aspetos anteriores, consideramos que no nosso contexto as selecionadas seriam as contribuições as mais importantes, pois tratam diretamente da preservação ambiental e do impacto positivo no bem-estar desta comunidade escolar. A microfloresta contribui para a criação de um ambiente mais saudável e sustentável, ao mesmo tempo que promove a conscientização ecológica entre os alunos.
Promover a biodiversidade: Este é provavelmente o impacto mais significativo e imediato da microfloresta. Ao plantar espécies nativas e criar um ecossistema denso e diversificado, a microfloresta atrai uma variedade de fauna e flora, favorecendo a biodiversidade local. Ela cria habitats naturais para insetos, aves e pequenos mamíferos, essenciais para a saúde do ecossistema.
Minimizar os impactos das alterações climáticas: A microfloresta tem um papel importante na captura de carbono, ajudando a mitigar o efeito estufa. Além disso, ao melhorar a cobertura vegetal, ela contribui para a redução das ilhas de calor urbanas, o que pode ter um impacto significativo na regulação da temperatura local, especialmente em áreas urbanas mais quentes.
Melhorar a qualidade do ar: Plantas e árvores ajudam a purificar o ar, absorvendo poluentes como dióxido de carbono e liberando oxigénio. Em áreas urbanas, onde a qualidade do ar pode ser comprometida, a criação de microflorestas contribui para melhorar o ambiente respirável, o que é especialmente benéfico para a saúde dos alunos e da comunidade escolar.
Minimizar o ruído: O aumento da vegetação, especialmente em áreas densas como as microflorestas, pode ajudar a reduzir o ruído, pois as plantas atuam como barreiras acústicas naturais. No entanto, este efeito é mais relevante em áreas com maior tráfego ou poluição sonora.
Promover a inclusão: As microflorestas são um espaço inclusivo por sua natureza comunitária, permitindo que alunos, professores e a comunidade em geral se envolvam no plantio e cuidado das plantas. No entanto, este impacto pode variar conforme o engajamento da comunidade.
Melhorar as condições de aprendizagem: A presença de espaços verdes tem um efeito positivo comprovado no bem-estar e na concentração dos estudantes. A microfloresta oferece um ambiente mais calmo e natural, o que pode ajudar a melhorar a saúde mental dos alunos e promover uma aprendizagem mais eficaz, especialmente ao integrar atividades ao ar livre no currículo escolar.
E) As microflorestas, quando bem cuidadas durantes os três primeiros anos após a sua plantação, podem durante centenas de anos.
Comente esta frase, dando a sua opinião em relação ao futuro da microfloresta na sua Escola.
Em relação ao futuro da microfloresta na nossa escola, acreditamos que, se cuidada adequadamente e com o envolvimento contínuo dos alunos, a microfloresta será uma espécie de legado valioso para as futuras gerações, uma verdadeira herança natural, proporcionando benefícios durante muitas gerações, tanto em termos ambientais quanto educacionais.
Ela não só proporcionará benefícios ambientais, como a promoção da biodiversidade e a melhoria da qualidade do ar, mas também será um recurso educacional contínuo. Ao integrar a microfloresta nas atividades diárias da escola, seja através de projetos de jardinagem, aulas de ciências ou até mesmo em atividades da educação física, ela irá contribuir para um espaço de aprendizagem vivo.
Gostaríamos que a microfloresta representa-se o compromisso com a educação ambiental e a preservação. A participação dos alunos no cuidado e na manutenção da floresta fortalecerá o sentido de responsabilidade e de conexão com a natureza, criando uma cultura de respeito e consciência ecológica. A longo prazo, a microfloresta não só será uma fonte de aprendizagem, mas também contribuirá para a saúde do ambiente envolvente da escola, tornando o espaço mais agradável e saudável para todos.
3. Equipa responsável
A) Refira a importância de uma equipa da Escola, responsável pelo projeto:
Percebemos que a criação e manutenção de uma microfloresta na escola, especialmente com o método Miyawaki, exige uma gestão cuidadosa e contínua para garantir que o projeto seja bem-sucedido e que os objetivos ambientais e educacionais sejam alcançados. Nesse sentido é importante que integrem a equipa responsável pessoas motivadas e capacitadas para a exigência do projeto. A nossa equipa integra, de forma permanente e comprometida os seguintes elementos: a professora coordenadora Eco-Escolas, o professor responsável pelo Curso de jardinagem (CEF de jardinagem), os respetivos alunos. De forma indireta os respetivos encarregados de educação.
B) Indique o número previsto de pessoas a incluir na equipa responsável:
17
C) Identifique as pessoas da equipa responsável (coordenadores, docentes, discentes, funcionários, jardineiros, outros):
Professora coordenadora Eco-Escolas (Lúcia Cunha)
Professor responsável pelo Curso de jardinagem (CEF de jardinagem) (Paulo Santos)
Alunos do curso CEF de jardinagem respetivos alunos (15 alunos).
Clube Brigada da Terra
D) Indique o nome da pessoa líder da equipa:
Paulo Santos (professor do curso de Jardinagem)
E) Atualmente a Escola conta já com algum grupo que costuma realizar algum tipo de atividades ambientais?
Se sim, descreva o mesmo em relação ao número de pessoas e o qual seu papel na comunidade escolar:
A Escola tem um Curso de Jardinagem que é responsável pela criação e manutenção de áreas verdes dentro da escola, como jardins e horta.
A Brigada da Terra é constituída por um grupo de alunos que integram os conselhos eco-escolas, fazem monitorização e participam em ações práticas que envolvem diretamente a comunidade escolar. Por exemplo, pode promover a plantação de árvores, trabalhos de manutenção de hortas escolares, a limpeza de espaços públicos, o combate ao desperdício de água e energia, e a organização de campanhas de reciclagem. O objetivo é colocar em prática os conceitos aprendidos e fazer com que os alunos se tornem protagonistas na preservação do meio ambiente.
Temos ainda a disciplina de oferta de escola: Bioagradável. A disciplina de Bioagradável está focada nas Aprendizagens Essenciais (AE), com ênfase no estudo e aplicação de práticas que promovem a sustentabilidade, o respeito ao meio ambiente e a melhoria da qualidade de vida, utilizando abordagens que integram conceitos e soluções ecológicas de preservação ambiental. O termo "Bioagradável" sugere um enfoque em práticas e soluções que são agradáveis ao ambiente natural, ou seja, que equilibram as necessidades humanas com a saúde do planeta. Neste âmbito os alunos trabalham em projeto e desta forma são envolvidos também em trabalhos de manutenção da horta entre outras práticas que envolvem os espaços verdes do exterior da escola. As microflorestas, como as implementadas com o método Miyawaki, são espaços que promovem a biodiversidade e a sustentabilidade, elas são uma excelente ferramenta dentro da disciplina de Bioagradável.
4. Comunidade Escolar
A) Explique sucintamente de que forma e em que fase(s) o projeto irá promover o envolvimento da comunidade escolar e dos alunos em particular:
Ações práticas e monitorização: Os alunos do curso de Jardinagem (CEF) participam diretamente em atividades como plantação de árvores, manutenção e limpeza do espaço.
O Clube da Brigada da Terra será envolvido pontualmente na limpeza e manutenção e terá a responsabilidade de divulgação do projeto na Comunidade escolar.
Disciplina Bioagradável: Os alunos são envolvidos no projeto microflorestas, aprendo sobre os benefícios das microflorestas para o meio ambiente - realizando trabalhos de pesquisa sobre o tema. Serão envolvidos pontualmente na limpeza e manutenção.
Posteriormente será feita apresentação para a comunidade escolar envolvendo representantes dos vários grupos envolvidos.
B) Identifique os benefícios do projeto ao nível da saúde e bem-estar para toda a comunidade:
Melhoria da qualidade do ar, redução do stress e aumento do bem-estar mental
Aumento da atividade física.
Fortalecimento dos laços comunitários, uma vez que o envolvimento em projetos ambientais cria uma sensação de pertencimento e colaboração entre os membros da comunidade escolar, promovendo um ambiente social mais saudável e unido.
C) Refira qual seria a melhor data para a plantação, tendo em conta o calendário escolar adotado, e tendo em conta que as plantações devem acontecer preferencialmente entre outubro e dezembro:
Se não puder ser em outubro, poderia ser em abril.
5. Recursos e Avaliação
A) Identifique e explicite o papel dos parceiros: locais e outros:
Não temos.
B) Identifique os recursos financeiros, humanos e materiais estimados para concretizar o projeto:
Melhoria da qualidade do ar, redução do stress e aumento do bem-estar mental
Aumento da atividade física.
Fortalecimento dos laços comunitários, uma vez que o envolvimento em projetos ambientais cria uma sensação de pertencimento e colaboração entre os membros da comunidade escolar, promovendo um ambiente social mais saudável e unido.
C) Apresente até 3 indicadores que permitam avaliar o impacte do projeto:
Número de ações práticas realizadas envolvendo a Microfloresta.
Taxa de envolvimento dos alunos: número de alunos envolvidos na monitorização, trabalho na horta e microflorestas, campanhas de sensibilização.
Quantidade de espécies nativas plantadas e com sucesso no crescimento das microflorestas ao longo do tempo.
D) Identifique as principais dificuldades (riscos) que poderá ter o projeto:
Falta de recursos financeiros pode por em causa a aquisição de alguns materiais como mangueiras para construir o sistema de rega e aquisição das espécies vegetais.