Escola EB 2,3 Carlos Paredes (Odivelas)
1. Escolha da área a intervencionar
A) Localize a Escola numa imagem satélite (google maps), mostrando o espaço envolvente direto:
B) Localize a área escolhida numa imagem satélite (google maps):
C) Indique a área do espaço exterior da escola (m²):
5000
D) Indique a área do espaço exterior a intervencionar (m²):
250
E) Indique qual a forma da área escolhida (quadrada, retangular, circular, etc.):
Triangular
F) Indique qual o uso atual da área escolhida:
Terreno Baldio.
G) Indique se, na envolvente da área escolhida, há acesso fácil a algum ponto de água:
Existe um ponto de agua avariado.
H) Faça uma breve descrição do estado atual da área escolhida:
Todo o terreno tem ervas com 4 árvores.
2. Porquê uma microfloresta na minha Escola?
A) Indique a principal ou principais razões da Escola querer plantar uma microfloresta no espaço exterior das suas instalações:
O terreno está sem utilização por parte da comunidade educativa, assim iríamos criar uma zona nova de lazer.
B) Indique qual ou quais os objetivos da Escola aquando da plantação da microfloresta pelo método de Miyawaki:
Sem conhecimentos científicos.
C) Refira qual a importância da plantação de espécies nativas:
É muito importante para a sua manutenção.
Explicite cada uma das opções assinaladas em d):
1 - A construção da floresta irá permitir o aumento da biodiversidade.
2 - Vai diminuir os impactos.
4 - Vai melhorar a qualidade do ar.
5 - vai criar uma barreira sonora.
E) As microflorestas, quando bem cuidadas durantes os três primeiros anos após a sua plantação, podem durante centenas de anos.
Comente esta frase, dando a sua opinião em relação ao futuro da microfloresta na sua Escola.
As árvores jovens quando plantadas sofrem muito e por vezes rejeitam o lugar onde são plantadas.
3. Equipa responsável
A) Refira a importância de uma equipa da Escola, responsável pelo projeto:
É importante envolver vários docente e funcionários, bem como criar alunos ou turmas padrinhos das árvores.
B) Indique o número previsto de pessoas a incluir na equipa responsável:
5 adultos e cerca de 20 alunos.
C) Identifique as pessoas da equipa responsável (coordenadores, docentes, discentes, funcionários, jardineiros, outros):
3 docentes, 2 funcionários e certa de 20 alunos.
D) Indique o nome da pessoa líder da equipa:
Célia Silva
E) Atualmente a Escola conta já com algum grupo que costuma realizar algum tipo de atividades ambientais?
Se sim, descreva o mesmo em relação ao número de pessoas e o qual seu papel na comunidade escolar:
Sim temos uma horta pedagógica Biológica com cerca de 5 anos.
Os alunos estão envolvidos na horta.
4. Comunidade Escolar
A) Explique sucintamente de que forma e em que fase(s) o projeto irá promover o envolvimento da comunidade escolar e dos alunos em particular:
Gostaria de criar a floresta com o apadrinhamento das árvores, para que exista uma continuidade de cuidado por parte da turma os conjunto de alunos.
B) Identifique os benefícios do projeto ao nível da saúde e bem-estar para toda a comunidade:
Todos vão ganhar com um novo espaço verde.
C) Refira qual seria a melhor data para a plantação, tendo em conta o calendário escolar adotado, e tendo em conta que as plantações devem acontecer preferencialmente entre outubro e dezembro:
No mês de Outubro seria bom, porque não existe muitos projectos no inicio do ano.
5. Recursos e Avaliação
A) Identifique e explicite o papel dos parceiros: locais e outros:
Poderemos incluir a junta de freguesia, que sempre que foi solicitada conseguiu colaborar.
B) Identifique os recursos financeiros, humanos e materiais estimados para concretizar o projeto:
Não temos qualquer financiamento de momento.
C) Apresente até 3 indicadores que permitam avaliar o impacte do projeto:
Meio de fotografia,
tabela com o crescimento das árvores,
tabela com os padrinhos das árvores
D) Identifique as principais dificuldades (riscos) que poderá ter o projeto:
As árvores não conseguirem vingar a criar raiz.