Recreios com Vida | Trabalhos 2024/25

Escola Sec. Alfredo dos Reis Silveira (Seixal)

Escalão: Escalão 2 - Escolas do 2º e 3º Ciclo

Regulamento:

Vídeo - apresentação do jogo (opcional):

Clique aqui para ver o vídeo na página do YouTube.

Vídeo dos testemunhos:

Clique aqui para ver o vídeo na página do YouTube.

Fotografias:

Memória descritiva:
No âmbito de uma atividade prática e pedagógica, foi construído no recreio da nossa escola o “Jogo do 35”, com o objetivo de enriquecer as atividades no recinto escolar, promover a comunicação, o trabalho de equipa, o convívio e a cooperação entre os alunos, diminuir a dependência dos telemóveis, estimular a prática desportiva, a coordenação motora, a agilidade e as competências cognitivas como a atenção, a concentração, a contagem, a memória e a tomada de decisão.
A execução desta iniciativa esteve a cargo dos alunos do 9.º ano de escolaridade, integrando-se nas áreas de Cidadania e Desenvolvimento, Educação Visual e Educação Física, promovendo o trabalho colaborativo e interdisciplinar. Os alunos participaram ativamente em todas as fases do projeto, desde a definição das regras do jogo, à construção de um cartaz digital com as regras do jogo para divulgação na escola (que posteriormente irá ser afixado no exterior junto ao campo de jogo), à conceção do layout, até à fase final de pintar o campo de jogo no pavimento.
O trabalho iniciou-se com a definição das regras do jogo, seguindo-se o planeamento do espaço e a definição das dimensões adequadas para a prática do jogo. Posteriormente, procedeu-se à marcação no chão com tinta apropriada para pavimento alcatroado, garantindo a durabilidade e a visibilidade das linhas e números. Foram utilizados materiais simples, acessíveis e adequados ao ambiente escolar.
A construção do “Jogo do 35” contribuiu para a dinamização do recreio escolar, proporcionando uma nova opção lúdico-pedagógica acessível a toda a comunidade escolar. O envolvimento dos alunos foi fundamental na implementação do projeto e contribuiu para desenvolverem competências como a autonomia, a responsabilidade, o espírito de equipa, o respeito e a criatividade.