Recreios com Vida | Trabalhos 2024/25

Escola EB2/3 Frei Caetano Brandão (Braga)

Escalão: Escalão 1 - Jardins de Infância e Escolas do 1º Ciclo

Regulamento:

Vídeo - apresentação do jogo (opcional):

Clique aqui para ver o vídeo na página do YouTube.

Vídeo dos testemunhos:

Clique aqui para ver o vídeo na página do YouTube.

Fotografias:

Memória descritiva:
Projeto “Recreios com Vida” - EB1 da Gandra
O projeto “Recreios com Vida” nasceu com a missão de tornar o recreio escolar num espaço de aprendizagem dinâmica e divertida, através da criação de um jogo de percurso pintado no chão, inspirado na fauna do charco pedagógico da EB1 da Gandra. Esta iniciativa envolveu todos os alunos do 1.º ao 4.º ano, num total de cerca de 166 crianças, com idades compreendidas entre os 6 e os 10 anos.
Com o apoio de uma empresa vizinha da escola e dos Encarregados de Educação — que contribuíram com materiais e tintas — foi possível criar um percurso lúdico-didático com 77 casas, representando o caminho até ao Charco, decorado com ilustrações de animais observados no charco da escola: libélula, alfaiate, rã verde, caracol, todos pintados com base nos desenhos dos próprios alunos. Cada casa tem símbolos a indicar os movimentos que os participantes devem realizar, para além de imitar o movimento de alguns animais do charco
O jogo tem como base a movimentação dos alunos pelo percurso, onde cada casa representa uma ação específica, como andar mais rápido, mais devagar, recuar ou imitar o movimento de um animal. Entre as casas especiais, destacam-se:
Casa do alfaiate – imitação com as mãos no chão, como se caminhassem sobre a água;
Casa da rã – movimentos de saltar e agachar;
Casa do caracol – avanço muito lento, conforme indicado;
Casa da libelinha – braços abertos, simulando o voo e avança conforme o número de casas indicadas.
O jogo foi pensado para funcionar em equipas ou de forma individual, promovendo tanto a cooperação como a autonomia. As equipas competem para ver quem chega primeiro ao fim, com todos os elementos a completarem o percurso. Os alunos que jogam sozinhos podem explorar o jogo durante os intervalos, interpretando a legenda com os símbolos de cada casa.
Este projeto teve uma forte componente interdisciplinar, envolvendo conteúdos de Estudo do Meio, Expressões, Matemática, Cidadania e Desenvolvimento. Os alunos do 4.º ano desempenharam um papel essencial na validação das regras e na dinamização das sessões de jogo com os colegas.
Para garantir o bom funcionamento do jogo durante os recreios, foi criada a Brigada “Recreios com Vida”, composta por alunos do 4.º ano da T12. Estes dinamizadores assumem, durante os intervalos, a responsabilidade de orientar os colegas, explicar as regras, promover o respeito pelos espaços comuns e incentivar boas práticas de cidadania.
O resultado é um recurso pedagógico permanente e acessível a todos, que alia atividade física, educação ambiental, expressão corporal e valores de cooperação. O envolvimento dos alunos em todas as fases do projeto fortaleceu o sentido de pertença, a valorização da natureza e o prazer pela descoberta.
O projeto será apresentado através de um vídeo com testemunhos de alunos e uma galeria de fotografias legendadas, documentando o processo criativo e a participação ativa da comunidade educativa.