Recreios com Vida | Trabalhos 2024/25

Centro de Bem Estar Infantil de Monte Real (Leiria)

Escalão: Escalão 1 - Jardins de Infância e Escolas do 1º Ciclo

Regulamento:

Vídeo dos testemunhos:

https://www.instagram.com/reel/DKPP34Ds2-6/?igsh=MWI1bDBwMTNkcHgxaA==

Fotografias:

Memória descritiva:
Memória Descritiva – Concurso “Recreios com Vida” | ABAAE
Jardim de Infância | Crianças dos 3 aos 6 anos
Tema: Valorização dos Jogos Tradicionais no Recreio Escolar
No nosso jardim de infância, procurámos tornar o recreio um espaço de aprendizagens significativas e ativas, valorizando os jogos tradicionais como ferramentas pedagógicas e inclusivas.
Através de jogos como o bom barqueiro, a corrida dos sacos e a roda do lenço, o jogo das cadeiras, o jogo do stop, a barra do lenço , mamã dá licença, macaquinho do chinês, promovemos o desenvolvimento motor, social, emocional e cognitivo das crianças. Estas atividades, simples e acessíveis, despertam entusiasmo, incentivam a cooperação, o respeito pelas regras, a superação e a partilha.
Destacamos a corrida dos sacos como um jogo particularmente envolvente e completo, que alia exercício físico à diversão, promovendo a coordenação, o equilíbrio e o espírito de grupo. Foi criada ainda uma variante adaptada em estafeta, pensada em conjunto com as crianças e adultos, garantindo uma participação segura e organizada de todos os elementos.
Este ano, foi criada a Brigada Verde, um grupo dinamizador da sala dos 5 anos, que assume um papel ativo nos recreios. A sua missão é apoiar a dinamização dos jogos propostos, dar o sinal de partida, zelar pelo cumprimento das regras e incentivar a participação positiva de todos os colegas.
Para assegurar a regularidade e diversidade das atividades, cada sala do pré-escolar tem um dia estipulado por semana para dinamizar os jogos no recreio, promovendo assim o envolvimento de todo o grupo educativo e a valorização da cultura lúdica no quotidiano escolar.
Os jogos tradicionais, para além de proporcionarem alegria, movimento e cooperação, transmitem valores importantes para o crescimento das crianças, tornando os recreios experiências verdadeiramente vivas, educativas e significativas, em sintonia com os princípios do programa “Recreios com Vida”.