Colégio O Sossego da Mamã (Almada)
Escalão: Escalão 1 - Jardins de Infância e Escolas do 1º Ciclo
Regulamento:
Vídeo dos testemunhos:
Clique aqui para ver o vídeo na página do YouTube.
Fotografias:
Memória descritiva:
Jogo da Memória “Monstro das cores”
Número de alunos: 21
Faixa etária: 3-4 anos
Fase 1- Introdução à temática e problemática associada
Sendo este um grupo de 3/ 4 anos, a maioria das crianças manifesta dificuldades na gestão das suas emoções, necessitando de ajuda para conseguir, em momentos mais frágeis (de tristeza ou raiva), exprimir os seus sentimentos e expressar de forma mais clara o que estão a sentir. Por esse motivo, surgiu a necessidade de abordar a temática das emoções com este grupo, tentando ajudar as crianças a desenvolver as capacidades associadas à inteligência emocional.
A primeira atividade realizada foi a leitura da história “O Monstro das Cores” com o livro pop-up, mais apelativo e cativante. Algumas crianças do grupo (principalmente as mais velhas) conseguiram identificar algumas das emoções abordadas e conversámos em grupo sobre diferentes momentos nos quais sentíamos cada emoção. De seguida realizámos um jogo de mímica, com recurso a um dado das emoções. Ao lançar o dado, calhava uma emoção e a criança tinha que realizar a mímica associada (expressão facial e corporal) à frente de um espelho.
Fase 2- Criação do jogo “Monstro das Cores”
Após as atividades relatadas, demos início à construção do jogo da memória. Recorremos a 12 peças retangulares de madeira com o objetivo de as pintar consoante dos diferentes monstros das cores (azul-tristeza; amarelo- alegria; verde- calma; preto-medo; vermelho-raiva; cor-de-rosa- amor). Na outra face da peça, cada criança pintou com esponjas circulares com as cores já referidas. O adulto responsável desenhou, após a secagem, cada monstro em cada peça. Para concluir o jogo, as peças foram envernizadas de forma a torná-las mais resistentes.
Fase 3- Criação da Caixa e das Regras do Jogo
Para guardarmos o jogo decorámos uma caixa de sapatos de criança com papel autocolante das várias cores das emoções. Plastificámos, ainda, a caixa e a sua tampa. Na parte interior da tampa colámos as regras de forma a nunca se perderem. A base das mesmas é uma folha pintada pelo grupo com aguarelas. Para que as regras sejam entendidas por todos, foram adicionadas fotografias de forma a exemplificar cada passo.
Fase 4- Dia dos jogos no exterior
No horário da sala, quinta-feira à tarde é dia de “Jogos no exterior”. Após a construção do jogo da memória “Monstro das cores”, este foi sempre inserido na dinâmica da tarde. Assim, todas as quintas-feiras à tarde o grupo junta-se num tapete na rua para jogar. As restantes crianças das outras salas que partilham o espaço exterior também jogam (se assim o desejarem), sempre supervisionados e ajudados por dois elementos do grupo da Brigada dos Recreios com Vida. Os elementos da Brigada estão identificados com crachás que cada criança pintou ao seu gosto.
Uma vez que o grupo é constituído na maioria por crianças de 3 anos e a gravação do vídeo não foi uma tarefa simples para as crianças, considerei pertinente escrever o que foi dito por elas.
Manuel: Devemos jogar este jogo porque…
Luana: Brincamos com os amigos
Vasco: Lembramo-nos melhor das (nossas) coisas
Bernardo: Aprendemos a ganhar e a perder
Mariana: Brincamos com os mais crescidos
Manuel: Temos uma atenção melhor
Vasco: Podemo-nos divertir
Bernardo: Aprendemos a dizer o que sentimos