Centro de Educação Integral (São João da Madeira)
Escalão: Escalão 1 - Jardins de Infância e Escolas do 1º Ciclo
Regulamento:
Vídeo - apresentação do jogo (opcional):
Vídeo dos testemunhos:
Fotografias:
Memória descritiva:
Jogo: Corrida da Memória Ecológica
Destinatários: Alunos dos 6 aos 10 anos
Tema: Educação ambiental – separação de resíduos e sustentabilidade
Materiais das Peças: As peças do jogo são feitas em cartão reciclado, cortado em quadrados com aproximadamente 15x15 cm. Cada peça tem um desenho feito à mão com marcadores coloridos e um título ou palavra-chave associada. tudo feito pelos alunos no âmbito da disciplina de religião e Moral, tema da sustentabilidade.
O conjunto de peças divide-se em duas categorias complementares:
- Resíduos ou conceitos ambientais
- Destinos corretos, ecopontos ou ações sustentáveis
???? Descrição Individual das Peças
- Desenho: Caixote do lixo amarelo (Ecoponto Amarelo)
Título: “Amarelo”
Função: Representa o destino correto para embalagens de plástico e metal.
- Desenho: Garrafa de plástico azul
Título: “Garrafa de plástico”
Função: Representa o resíduo que deve ser colocado no ecoponto amarelo.
- Desenho: Lâmpada com inscrição "LED"
Título: “LED”
Função: Representa uma alternativa eficiente ao consumo energético.
- Desenho: Casa com gráfico de barras coloridas (eficiência energética)
Título: “Poupança de Energia”
Função: Representa uma ação de sustentabilidade e eficiência energética.
- Desenho: Torneira a pingar
Título: “Poupança de Água”
Função: Reflete a importância da economia de água.
- Desenho: Garrafa azul reutilizável
Título: “Reutilizável”
Função: Representa o uso de embalagens reutilizáveis para evitar resíduos.
- Desenho: Sol com a palavra “Sol”
Título: “Energia Solar”
Função: Simboliza a energia limpa e renovável.
- Desenho: Painel solar
Título: “Painel Solar”
Função: Representa a aplicação prática da energia solar.
- Desenho: Árvore
Título: “Árvore”
Função: Reflete a importância da natureza e reflorestação.
- Desenho: Pulmões com a palavra “Oxigénio”
Título: “Oxigénio”
Função: Representa o benefício ambiental das árvores.
???? Objetivo das Peças
As peças foram concebidas para promover a associação entre resíduos e os seus destinos corretos ou ações e os seus impactos ambientais positivos, de forma lúdica e visual, adequada à faixa etária do 1.º ciclo do ensino básico.
???? Intencionalidade Pedagógica
Desenvolver consciência ambiental desde cedo.
Estimular a memória visual e associação lógica.
Promover o trabalho em equipa e o movimento através do formato de estafeta.
Valorizar o uso de materiais reciclados na criação de jogos educativos.
O Jogo permanece guardado na sala do 4º ano, que são os autores, mas é jogado durante os intervalos e algumas aulas de atividade física e motora quando se pratica a estafeta em equipa, pelos alunos do 1º ao 4º ano.
A Brigada dos Recreios Com Vida é o 4º ano, que também criou e dinamiza uma caça ao Tesouro com o mesmo tema, que é jogada por todos os alunos o 1º ciclo. Está planeado estar incluído no plano do campo de férias.