Recreios com Vida | Trabalhos 2024/25

Escola Básica nº 1 de Ribeirão (Vila Nova de Famalicão)

Escalão: Escalão 1 - Jardins de Infância e Escolas do 1º Ciclo

Regulamento:

Vídeo - apresentação do jogo (opcional):

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Vídeo dos testemunhos:

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Fotografias:

Memória descritiva:
A atividade concretizou-se como uma resposta educativa ao desafio de dinamizar e enriquecer os tempos de recreio no espaço exterior da escola. A sua implementação promoveu a valorização do recreio como espaço pedagógico e inclusivo, permitiu o enriquecimento dos tempos livres dos alunos, através da dinamização de jogos e atividades lúdicas, com destaque para os jogos tradicionais portugueses, incentivando a participação ativa de toda a comunidade escolar. Pretendeu-se transformar o recreio num espaço mais dinâmico, inclusivo e educativo.
A atividade foi incluída no currículo escolar, tendo sido articulada com os conteúdos e competências das disciplinas de Educação para a Cidadania (valores, regras, inclusão, cidadania ativa), TIC (planeamento, organização, registo digital e divulgação), Português (expressão oral e escrita, comunicação e criação de guiões de jogos), e Educação e Expressão Plástica (criação de materiais lúdicos, sinalética, decoração e reaproveitamento de materiais).
Para a concretização do projeto, foi criada a Brigada dos Recreios com Vida, composta por um grupo de alunos.
A implementação da atividade “Recreios com Vida” seguiu uma metodologia estruturada que permitiu uma concretização eficaz e coerente dos seus objetivos. Em primeiro lugar, procedeu-se à constituição da Brigada dos Recreios com Vida, através da seleção de um grupo de alunos, que assumiu a responsabilidade de planear, organizar e dinamizar semanalmente as atividades propostas. Esta brigada atuou com uma periodicidade média de uma vez por semana, em dias previamente definidos, sendo supervisionada por professores e assistentes operacionais. De seguida, promoveu-se a formação e sensibilização da brigada, com sessões preparatórias dedicadas à reflexão sobre temas como a inclusão, o combate ao bullying, a importância dos jogos tradicionais e a sustentabilidade ambiental. Posteriormente, passou-se à fase de planeamento das atividades, que incluiu a escolha dos jogos a dinamizar, a definição de um calendário semanal, a organização dos materiais reutilizáveis necessários e a conceção da atividade original da escola. A dinamização dos recreios decorreu sob a responsabilidade ativa da brigada. Por fim, realizou-se um processo contínuo de avaliação e melhoria, através da recolha regular de opiniões dos participantes, o que permitiu identificar aspetos positivos, ajustar estratégias e reforçar o impacto da iniciativa ao longo do tempo.
Durante o ano letivo, a Brigada dinamizou cerca de 20 atividades diferentes, entre as quais se destacaram jogos tradicionais portugueses (como o jogo da macaca, o elástico, o lenço, o jogo do burro e corrida de sacos), atividades cooperativas e brincadeiras com bolas, cordas e arcos. Foram sempre privilegiadas atividades coletivas ou com possibilidade de participação simultânea de vários alunos, promovendo o espírito de equipa, o respeito pelas regras e a inclusão de todos.
Paralelamente, os alunos, com o apoio dos professores e encarregados de educação, conceberam uma nova atividade, denominada “Guardiões Eco-Brigada”. Esta atividade alia criatividade, sustentabilidade e trabalho colaborativo, evidenciando os princípios fundamentais do projeto.
A concretização do projeto “Recreios com Vida” exige a mobilização conjunta de alunos, professores, assistentes operacionais e encarregados de educação, tornando-se um verdadeiro exercício de cidadania ativa e corresponsabilidade. Os professores orientaram e articularam os conteúdos com as áreas curriculares; os assistentes operacionais colaboraram na logística e vigilância durante os recreios; os pais participaram ativamente, nomeadamente na criação e manutenção de elementos permanentes no recreio, como a marcação no chão de circuitos e áreas de jogos tradicionais com tintas ecológicas e reaproveitamento de materiais.
A sua divulgação foi feita através de reuniões e partilhas entre pares. Esta comunicação permite valorizar o empenho dos alunos e sensibilizar a restante comunidade para a importância de um recreio mais inclusivo, sustentável e educativo.
Em suma, o projeto “Recreios com Vida” concretizou-se como uma oportunidade de promover a inclusão, preservar o património lúdico-cultural dos jogos tradicionais, desenvolver competências transversais e estreitar laços entre os diferentes elementos da comunidade escolar. O sucesso da iniciativa resultou da cooperação entre todos os intervenientes, provando que é possível transformar o recreio num espaço vivo de aprendizagem, cidadania e alegria.