Recreios com Vida | Trabalhos 2024/25

Escola EB1 Nº 6 de Setúbal (Setúbal)

Escalão: Escalão 1 - Jardins de Infância e Escolas do 1º Ciclo

Regulamento:

Vídeo dos testemunhos:

Clique aqui para ver o vídeo na página do YouTube.

Fotografias:

Memória descritiva:
Durante o presente ano letivo, foram implementadas diversas atividades/ jogos no âmbito do desafio "Recreios com Vida". Mantiveram-se alguns dos jogos dos anos anteriores, como o “Acerta no Alvo”, o “Bowling” e a “Corrida do Ovo na Colher”, e juntaram -se o “Jogo do Galo” e foi criado pelos alunos o jogo “Toca a Acertar!”.
Maioritariamente no intervalo da manhã, semanalmente, foram dinamizados os jogos pela Brigada dos Recreios, com a colaboração de assistentes operacionais e professoras. No entanto, com o objetivo de promover a autonomia dos alunos e diversificar as brincadeiras, os jogos puderam também ser realizados noutros intervalos ou dias, sempre que os alunos da brigada assim o decidissem. Deste modo, foram criados, para cada jogo, kits compostos por guião do jogo, materiais, e tabelas de registo, kits esses que os alunos poderiam ir buscar autonomamente, jogar e depois guardar até nova utilização.
As brincadeiras proporcionaram momentos de diversão, integração e variedade lúdica, promovendo um ambiente escolar mais inclusivo e participativo e com mais opções de brincadeira.
A Brigada dos Recreios com Vida é constituída por cinco de diferentes anos de escolaridade (2º, e 3º e 4º ano de escolaridade). Cada membro da brigada é responsável por recrutar outros colegas, que, uma vez integrados, assumem de forma fixa a dinamização de um dos jogos, fazendo parte dessa equipa. As tarefas atribuídas são, por vezes, rotativas e incluem:
• cuidar do material necessário,
• organizar os participantes, explicando as regras e assegurando o seu cumprimento.
• observar, registar a pontuação e apurar resultados,
Os participantes jogadores são organizados em equipas compostas por alunos voluntários de vários anos de escolaridade, o que permite a partilha de diferentes competências e experiências.
Foi dada especial atenção aos jogos tradicionais, e os alunos tiveram ainda a oportunidade de criar, em conjunto, um novo jogo, incentivando a criatividade e o envolvimento ativo no projeto.
Esta iniciativa teve como principais objetivos promover a atividade física, fomentar a integração e o convívio entre todos os alunos, estimular o espírito de equipa e valorizar a criatividade no contexto escolar.