Escola Básica Alexandre Herculano - Santarém (Santarém)
Escalão: Escalão 2 - Escolas do 2º e 3º Ciclo
Regulamento:
Vídeo dos testemunhos:
Clique aqui para ver o vídeo na página do YouTube.
Fotografias:
Memória descritiva:
Este desafio teve início antes da 2ª reunião do Conselho Eco-escolas, ficando nesta reunião confirmada a sua realização e divulgado na escola. Uma turma do 5ºano abraçou este desafio na disciplina de Cidadania e Desenvolvimento e em articulação com outras disciplinas, nomeadamente, Educação Física e Português. A turma tem 20 alunos, com idades compreendidas entre os 9 e 13 anos. É uma turma heterogénea, mas com a qual se trabalha bem qualquer tema e atividade. São alunos muito curiosos, empenhados e muito criativos. A turma organizou-se em cinco grupos de quatro alunos e criaram cinco jogos lúdico-pedagógicos diferentes, aplicando conhecimentos de várias disciplinas de forma lúdica. Reuniram-se para definir o tipo de jogo a construir, dividiram tarefas por todos, procuraram alguma ajuda em casa e fizeram muito trabalho nas aulas. Tiveram o apoio da diretora de turma e de outros professores. No entanto, a professora de Cidadania é que foi a sua grande mentora neste projeto. Quando os jogos já estavam construídos, foi o momento de os testar com a turma fora da sala de aula, no espaço escolar exterior. Foi muito agradável ver o entusiasmo dos alunos a jogarem os jogos por eles construídos com os restantes colegas de turma. No final, e em colaboração com a coordenadora do Programa Eco-Escolas, foram selecionados dois dos cinco jogos construídos para poderem ir a concurso. Este, o jogo “Flamingos vs Dinossauros”, foi o primeiro a ser escolhido, de forma unânime por todos. Este jogo é jogado com alguma frequência em algumas aulas no final da semana, ou final de capítulo, ou aulas de substituição e com outras turmas no período do almoço ou final de algumas tardes. O vídeo elaborado pelos alunos também teve a sua experiência positiva, pois nunca tinha feito um vídeo desta natureza. Foi um trabalho que decorreu com muito êxito, revelando ao longo da sua execução motivação, interesse, empenho, criatividade e cooperação entre os alunos.