Escola Básica João de Barros (Figueira da Foz)
Escalão: Escalão 2 - Escolas do 2º e 3º Ciclo
Digitalização da ilustração com boa resolução (caso o cartaz tenha sido feito manualmente), ou submissão da imagem do cartaz (caso tenha sido realizado digitalmente):
Memória descritiva:
No âmbito do Programa Eco-Escolas, foi lançado às turmas do 5.º e 6.º anos o desafio “Return Box”, uma iniciativa promovida em parceria com a ABAAE e a marca edding, com o objetivo de sensibilizar a comunidade escolar para a importância da reutilização e correta gestão de resíduos de material de escrita.
O desafio consistia na criação de um cartaz informativo, com o intuito de divulgar a existência da Return Box — uma caixa de recolha de marcadores usados ou em fim de vida — e de incentivar práticas mais sustentáveis no consumo de materiais escolares.
Foi explicado aos alunos que muitos marcadores edding são recarregáveis, permitindo a sua reutilização até 15 vezes, o que contribui significativamente para a redução de desperdício e para a economia de matérias-primas. Além disso, foram informados de que algumas ponteiras também podem ser substituídas, aumentando a durabilidade do produto. Assim, a gestão de resíduos, no contexto da edding, é parte integrante da sua cadeia de valor e compromisso com a proteção ambiental.
Os objetivos pedagógicos desta atividade incluíram:
• Desenvolver conhecimentos, competências e atitudes no âmbito da Educação Ambiental para a Sustentabilidade;
• Promover a reflexão crítica sobre o ciclo de vida dos produtos, o seu impacto ambiental e a importância da compra responsável;
• Estimular a criatividade e a expressão visual dos alunos;
• Informar e envolver toda a comunidade educativa na adoção de comportamentos mais sustentáveis.
Os alunos participaram com grande interesse, partilhando ideias e desenvolvendo propostas criativas para o cartaz. Apesar de as orientações iniciais não incluírem a utilização de colagens, foi selecionado, por maioria, um projeto que incorporava essa técnica, demonstrando ousadia criativa e espírito de iniciativa, aspetos que se optou por valorizar, atendendo à importância de dar voz e espaço à expressão dos alunos.
Após a conclusão do trabalho, foi feita uma reflexão coletiva sobre o local mais apropriado para a colocação do cartaz. Por decisão conjunta, o cartaz foi afixado na Sala de Alunos, no Pavilhão C, garantindo visibilidade e acessibilidade a toda a comunidade escolar.
Este projeto revelou-se uma experiência educativa multidisciplinar e significativa, aliando expressão artística, consciência ambiental e cidadania ativa.
Fotografia da localização do cartaz e da return box: