Associação Portuguesa de Pais e Amigos do Cidadão Deficiente Mental (Setúbal)
Escalão: Escalão 1 - Jardins de Infância e Escolas do 1º Ciclo
Digitalização da ilustração com boa resolução (caso o cartaz tenha sido feito manualmente), ou submissão da imagem do cartaz (caso tenha sido realizado digitalmente):
Memória descritiva:
Memória descritiva
O cartaz Return Box foi realizado pelos alunos da turma D da escola de Ensino Especial (CSE) da APPACDM de Setúbal, portadores de deficiência intelectual (Trissomia 21, Paralisia Cerebral e Perturbação do Espectro do Autismo).
Todos os alunos envolvidos participaram na campanha de recolha Return Box, no ano 2024/2025, em que outra das turmas da escola foi responsável pela realização do cartaz apresentado a concurso. Uma vez que, no ano anterior, esta atividade foi muito apreciada pelos alunos, a motivação para o trabalho deste ano revelou-se tarefa fácil. Os alunos ainda tinham bem presente a finalidade da caixa Return Box “colocar marcadores, canetas e todo o material de escrita, exceto lápis”, bem como o objetivo da mesma “não estragar a natureza”.
Depois desta “revisão da matéria”, os alunos visionaram o vídeo sobre a sustentabilidade na Edding, conversaram sobre o seu conteúdo e reiteraram a sua vontade de continuar a contribuir para as boas práticas ambientais. Mas se a Return Box já constituia prática comum na nossa escola, o que poderíamos fazer para ir mais além?
Aumentar a recolha de produtos compatíveis com a Retourn Box foi a resposta encontrada. Este foi o ponto de partida para o trabalho. O caminho a seguir era apostar na divulgação. Assim, partiu-se para a construção do novo cartaz, claro e apeletivo. Repartiram-se as tarefas, de acordo com as competências de cada aluno: componente informática (pesquisa, processamento de texto), pintura, recorte e colagem. Depois de concluído, o cartaz foi colocado junto à Return Box, na entrada principal do edifício escolar, local de entrada/passagem de alunos e funcionários e de todas as pessoas que visitam a escola.
Com o propósito de tornar a divulgação mais abrangente, recorreu-se à página do Facebook, onde foi lançada uma campanha de recolha de marcadores e canetas em fim de vida. Foi também enviado um comunicado para casa, semelhante em termos de conteúdo, para garantir a informação às famílias que não seguem as redes sociais.
Este desafio da Edding foi um verdadeiro trabalho de equipa, onde foi notório o empenho e entusiasmo de todos. Além do produto final - o cartaz, que causará, certamente, um impacto positivo na escola, os alunos aprimoraram competências pessoais e sociais que levarão para a vida.
No final da atividade, o estado de espírito dos alunos era de orgulho pelo resultado final do cartaz, que poderá garantir o sucesso da Return Box, mas também pelo seu papel interveniente na sustentabilidade do planeta.
Fotografia da localização do cartaz e da return box: