Escola Secundária de Vendas Novas (Vendas Novas)
Escalão: Escalão 3 - Secundário, Profissional e Superior
Digitalização da ilustração com boa resolução (caso o cartaz tenha sido feito manualmente), ou submissão da imagem do cartaz (caso tenha sido realizado digitalmente):
Memória descritiva:
O desafio voltou a ser apresentado através do Programa Eco-Escolas e da área de Cidadania e Desenvolvimento, utilizando o cartaz de sensibilização e o cartaz elaborado no ano anterior. Os vídeos foram apresentados em algumas das turmas e os alunos ficaram motivados, considerando muito interessante e pertinente uma das frases que compõem a descrição do desafio - "Onde uns vêm lixo, a edding vê matéria-prima. É por isso que a gestão de resíduos é vista como uma questão de proteção ambiental na edding, fazendo parte da sua cadeia de valor". Neste contexto, foram os alunos de Artes (12º D - Maria Pires) que "agarraram a ideia" , tendo sempre como lema de Escola " Olhar...Pensar...Mudar!! Este ano foi opção escolher as novas tecnologias e elaborar um cartaz digital. A sua realização foi inspirada no movimento artístico "Pop Art ou Arte", por aquilo que significa. Parafraseando, "a Pop Art é um movimento artístico que surgiu na década de 1950 no Reino Unido e ganhou força nos Estados Unidos, especialmente na década de 1960. Caracteriza-se pela utilização de imagens da cultura popular, como anúncios e objetos de consumo, para criar obras de arte que questionam o consumismo e a sociedade de massa". Este movimento é caracterizado pelas cores vivas, tons fortes e brilhantes, texturas, padrões, balões de fala, tramas, que chamam a atenção e criam um efeito visual impactante, transmitindo mensagens através da ironia e do humor. A Pop Art costuma usar linhas marcadas, imagens repetidas e a técnica de pontilhismo, que lembra a impressão industrial, para criar um efeito visual dinâmico. Assim, o cartaz utiliza a imagem de uma boca com uma "super" língua, que significa a passagem da mensagem -" Comprar. Usar. Não esqueças os marcadores reciclar! " Para além do restante conteúdo do cartaz, aparece uma imagem feminina "ironizada", que representa a " luta" contra o consumismo e um forte apelo à MUDANÇA , uma sensibilização para a redução do desperdício e economia de matéria -prima no fabrico de novos marcadores, promovendo a reflexão sobre os impactos produzidos pela compra, utilização e desperdício dos produtos -" Sê o melhor na reciclagem! Recicla os teus marcadores no átrio dos alunos"
O cartaz e a respetiva caixa ficaram no átrio dos alunos, mudando de posição de acordo com os eventos e exposições que ocorrem neste local.
Fotografia da localização do cartaz e da return box: