RETURN BOX | Desafio Edding 2024-25 | Trabalhos

Escola S/3 Dr. Manuel Fernandes (Abrantes)

Escalão: Escalão 2 - Escolas do 2º e 3º Ciclo

Digitalização da ilustração com boa resolução (caso o cartaz tenha sido feito manualmente), ou submissão da imagem do cartaz (caso tenha sido realizado digitalmente):

Memória descritiva:
1. Enquadramento do Projeto
A equipa do Eco-Escolas lançou o desafio aos professores de Educação Visual do 3.º ciclo para participarem no concurso Return Box, promovido pela marca Edding. Este concurso visa sensibilizar a comunidade escolar para a importância da recolha e reciclagem de marcadores em fim de vida, através da criação de um cartaz de divulgação.
2. Objetivos
Este projeto teve como principais objetivos:
• Sensibilizar a comunidade educativa para a importância da recolha de marcadores usados;
• Promover boas práticas ambientais e atitudes sustentáveis;
• Desenvolver competências no âmbito do design gráfico e da comunicação visual;
• Estimular a criatividade e o trabalho colaborativo entre os alunos.
3. Metodologia
Os alunos do 8.º ano interessados organizaram-se individualmente ou em pequenos grupos, tendo iniciado uma fase de investigação sobre a Return Box, os materiais Edding e os princípios da sustentabilidade ambiental.
De seguida, foi indicada a localização do depósito de recolha Edding na entrada da escola, local acessível e visível a toda a comunidade educativa.
A sensibilização para a recolha de marcadores foi realizada através da afixação de cartazes previamente disponibilizados, incentivando o depósito de marcadores sem utilidade na Return Box.
4. Descrição do Processo Criativo
O desenvolvimento dos cartazes decorreu em duas fases:
• Fase 1: Elaboração manual de estudos de esboços e croquis, onde os alunos aplicaram técnicas de composição e exploração gráfica.
• Fase 2: Produção do cartaz final em formato digital, conciliando os métodos tradicionais com as ferramentas digitais, no âmbito da disciplina de Educação Visual.
Foi disponibilizado o regulamento do concurso a todos os participantes, que se envolveram de forma voluntária e empenhada no projeto.
5. Resultado Final
O cartaz selecionado pertence à aluna Nádia Cardoso Gaspar, do 8.º ano turma G. A escolha foi realizada pela equipa de professores do Eco-escolas e pelos alunos da turma.
A seleção teve em conta os critérios definidos no regulamento, nomeadamente a mensagem transmitida e o aspeto estético final.

Fotografia da localização do cartaz e da return box: