RETURN BOX | Desafio Edding 2024-25 | Trabalhos

Escola EB 2,3 Octávio Duarte Ferreira (Abrantes)

Escalão: Escalão 2 - Escolas do 2º e 3º Ciclo

Digitalização da ilustração com boa resolução (caso o cartaz tenha sido feito manualmente), ou submissão da imagem do cartaz (caso tenha sido realizado digitalmente):

Memória descritiva:
1. Enquadramento do Projeto
A equipa do Eco-Escolas lançou o desafio à professora de Educação Visual do 3.º ciclo da escola Octávio Duarte Ferreira -Tramagal, para participarem no concurso Return Box, promovido pela marca Edding. Este concurso visa sensibilizar a comunidade escolar para a importância da recolha e reciclagem de marcadores em fim de vida, através da criação de um cartaz de divulgação.
2. Objetivos
Este projeto teve como principais objetivos:
• Sensibilizar a comunidade educativa para a importância da recolha de marcadores usados;
• Promover boas práticas ambientais e atitudes sustentáveis;
• Desenvolver competências no âmbito do design gráfico e da comunicação visual;
• Estimular a criatividade e o trabalho colaborativo entre os alunos.
3. Metodologia
Os alunos da turma do 8.º ano da turma H que se mostraram interessados na realização deste cartaz, organizaram-se individualmente ou em pequenos grupos. Começaram por fazer uma breve pesquisa sobre a Return Box e os materiais Edding e os princípios da sustentabilidade ambiental, para tal, foi disponibilizado o regulamento do concurso a todos os participantes, que se envolveram de forma muito empenhada no projeto.
De seguida, foi escolhida para localização do depósito de recolha Edding o átrio de entrada do bloco 2, local considerado acessível e visível a todos os alunos e comunidade escolar de modo a sensibilizar para a recolha de marcadores sem utilidadeou gastos, através da afixação de cartazes previamente disponibilizados pela Return Box.
4.Descrição do Processo Criativo
O desenvolvimento dos cartazes decorreu em três fases:
• Fase 1: Elaboração de estudos, esboços e croquis, onde os alunos aplicaram técnicas de composição e exploração gráfica diversificadas e a seu gosto.
• Fase 2: Produção do cartaz final e registo das fases do projeto conciliando os métodos tradicionais com algumas ferramentas digitais, no âmbito da disciplina de Educação Visual.
. Fase 3: Finalização do cartaz com a aplicação dos respetivos logotipos.
5. Resultado Final
O cartaz selecionado pertence aos alunos Benedita Alves Inácio, e Dinis Manuel Oliveira Mendes, da turma do 6º H. A escolha foi realizada por uma equipa de professores da escola e auxiliares da ação educativa.
A seleção teve em conta os critérios definidos no regulamento, nomeadamente a mensagem transmitida e o aspeto estético final. O cartaz selecionado e os restantes encontram-se em exposição ao pé da caixa Retourn Box, no corredor do bloco principal de salas de aula, com bastante visibilidade para todos que por ali passam.
6. Conclusão
A participação neste concurso permitiu aos alunos aplicar conhecimentos de design gráfico e sustentabilidade, promovendo a consciencialização ambiental junto da comunidade escolar. Além disso, reforçou o espírito criativo e colaborativo dos alunos e a importância da comunicação visual como ferramenta de intervenção social e ambiental.

Fotografia da localização do cartaz e da return box:

RETURN BOX