RETURN BOX | Desafio Edding 2024-25 | Trabalhos

Escola EB 2,3 Professor Noronha Feio (Oeiras)

Escalão: Escalão 2 - Escolas do 2º e 3º Ciclo

Digitalização da ilustração com boa resolução (caso o cartaz tenha sido feito manualmente), ou submissão da imagem do cartaz (caso tenha sido realizado digitalmente):

Memória descritiva:
No âmbito do desafio “Return Box”, os alunos do 6.º G, sob a orientação da professora de Educação Tecnológica e Educação Visual, foram desafiados a elaborar um cartaz informativo para sensibilizar toda a comunidade escolar sobre a existência de uma caixa destinada à recolha de marcadores usados.
Numa fase inicial, foram visualizados os vídeos de apresentação do desafio, bem como um vídeo sobre a política de sustentabilidade da marca Edding.
Posteriormente, a turma ficou a conhecer os elementos visuais obrigatórios a incluir no cartaz, tendo-lhes sido dada a possibilidade de escolher o formato de apresentação: digital ou em papel. A maioria dos alunos optou, com entusiasmo, por utilizar a ferramenta Canva para a sua elaboração.
O uso do telemóvel em contexto de sala de aula foi permitido nesta atividade curricular, possibilitando o desenvolvimento de competências como o pensamento crítico, a criatividade e a literacia digital.
Todos os cartazes apresentados se destacaram pela originalidade e criatividade, o que dificultou a seleção final.
O ponto alto da atividade ocorreu no dia 22 de junho, com a realização, no átrio da escola, da ação “Troca os teus marcadores por… outros”, que foi alargada também à troca de lápis de cor e escovas de dentes.
O final do ano letivo revelou-se o momento ideal para renovar os materiais riscadores para o ano seguinte, promovendo ao mesmo tempo a economia circular e ajudando a minimizar o impacto ambiental associado à produção destes produtos.

Fotografia da localização do cartaz e da return box: