RETURN BOX | Desafio Edding 2024-25 | Trabalhos

Escola EB1/JI da Glória do Ribatejo (Salvaterra de Magos)

Escalão: Escalão 1 - Jardins de Infância e Escolas do 1º Ciclo

Digitalização da ilustração com boa resolução (caso o cartaz tenha sido feito manualmente), ou submissão da imagem do cartaz (caso tenha sido realizado digitalmente):

Memória descritiva:
O desafio “RETURN BOX” é uma atividade de parceria com a ABAAE e com o programa Eco-Escolas e que foi abraçada pela nossa escola com muito animo e empenho.
A mesma pretende, em contexto escolar, criar mecanismos de recolha de marcadores usados e despertar para a sensibilização da importância de reciclar e usar produtos que tenham origem na reciclagem (como já é feito na escola com o uso de papel reciclado).
Com o desafio “Return Box” nós escola pretendemos despertar nos nossos alunos que o velho pode tornar-se novo.
Assim a quando da chegada da caixa “Return Box”, a mesma passou por todas as salas da escola (pré-escolar e 1º ciclo), sendo apresentada aos alunos e dando a conhecer a sua funcionalidade. Junto das turmas pediu-se a sugestão do melhor local para colocar a caixa “Return Box”. Tendo sido escolhido o balcão da entrada como o local onde se iria colocar a caixa ( pois era o espaço visível para a escola e para a restante comunidade educativa exterior à escola, como famílias e outros).
Após este primeiro passo procurou-se que os alunos percebessem/desenvolvessem:
– conhecimentos e atitudes no âmbito da Educação Ambiental para a Sustentabilidade;
– a reflexão sobre os impactos produzidos pela compra, utilização e desperdício dos produtos;
– que a comunidade Escolar percebesse a importância da iniciativa;
– momentos de recolha para a reciclagem de marcadores usados, em fim de vida;
– Desenvolver a criatividade
De seguida, iniciou-se o desafio de criar um cartaz, que informasse todos os elementos na escola sobre a existência de uma caixa para recolha de marcadores usados. Este desafio foi lançado aos alunos do 3º e 4º anos, em articulação com a disciplina de inglês. Assim na disciplina de inglês os alunos construíram um cartaz que foi afixado na entrada junto à caixa “Return Box”.
Todos os alunos concordam que este projeto é de continuar no próximos ano letivo , pois pequenos gestos melhoram o futuro ambiental do amanhã.

Fotografia da localização do cartaz e da return box: