RETURN BOX | Desafio Edding 2024-25 | Trabalhos

Escola Básica das Ribeiras (Matosinhos)

Escalão: Escalão 1 - Jardins de Infância e Escolas do 1º Ciclo

Digitalização da ilustração com boa resolução (caso o cartaz tenha sido feito manualmente), ou submissão da imagem do cartaz (caso tenha sido realizado digitalmente):

Memória descritiva:
determinar a participação do grande grupo. A votação determinou, por unanimidade, a adesão ao trabalho. Após leitura e explanação das diretrizes gerais, passou-se a uma apresentação mais pormenorizada, com recurso a websites. Realizou-se um estudo, em forma de apresentação e debate, do conceito de resíduo, das diversas formas de separação dos mesmos e, mais especificamente, das atuais propostas de reciclagem de marcadores e canetas. Procedeu-se, em seguida, a uma primeira abordagem de ideias, com um trabalho a pares de idealização de um cartaz, abordando o conceito de infográfico. Após a realização deste trabalho, cada um dos pares apresentou em grande grupo a proposta, com troca de ideias e “brainstorming”, de forma a congregar as várias ideias surgidas numa só proposta a ser construída colaborativamente. Para a proposta ganhadora, cada aluno apresentou a sua proposta de desenho e ilustração, das quais foram escolhidas, por votação, as mais representativas, tendo sido digitalizadas e colocadas na organização de cartaz anteriormente escolhida.
Apresentação e avaliação do trabalho: Divulgação em todas as turmas do cartaz, partilhado in loco por dois alunos da turma e apresentação no terceiro Conselho Eco escolas
Características do trabalho: cartaz em tamanho A2, com digitalização de desenhos e ilustrações e composições de imagens.
Quantos alunos participaram: 20 alunos do 1.ºAR da Escola Básica das Ribeiras

Fotografia da localização do cartaz e da return box: