Colégio de Alfragide (Amadora)
Escalão: Escalão 1 - Jardins de Infância e Escolas do 1º Ciclo
Digitalização da ilustração com boa resolução (caso o cartaz tenha sido feito manualmente), ou submissão da imagem do cartaz (caso tenha sido realizado digitalmente):
Memória descritiva:
O presente trabalho surge no âmbito da promoção da sustentabilidade ambiental e da cidadania ativa, com especial foco na temática da reciclagem e reutilização de materiais. A iniciativa “Return Box” teve como objetivo principal consciencializar a comunidade escolar para a importância do correto encaminhamento de objetos que ainda podem ter uma segunda vida, neste caso as cantenas e marcadores gastos.
Este projeto enquadra-se numa abordagem pedagógica ativa e colaborativa, envolvendo alunos e professores de forma transversal, potenciando aprendizagens significativas através da articulação curricular entre diversas áreas, com foco nas Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) e Cidadania e Ciências Naturais.
A fase inicial do trabalho consistiu na exploração e debate do tema da reciclagem em contexto de sala de aula, com cada turma envolvida no projeto. Através de metodologias participativas, como o diálogo orientado, visualização de vídeos e leitura, os alunos foram convidados a refletir sobre o impacto ambiental dos resíduos e a importância de hábitos sustentáveis.
Posteriormente, os alunos organizaram-se em grupos de 2 a 3 elementos, promovendo o trabalho cooperativo, o respeito pelas ideias dos colegas e a partilha de responsabilidades. Em articulação com o professor de TIC, cada grupo desenvolveu propostas de cartazes para a sensibilização, aplicando competências técnicas na criação de suportes visuais. Este processo permitiu o desenvolvimento de literacia digital, criatividade, pensamento crítico e competências de comunicação.
Depois de concluídas todas as propostas, os cartazes foram apresentados à turma, onde se procedeu a uma votação democrática para eleger o cartaz final a ser utilizado na divulgação oficial do projeto.
Com o cartaz selecionado, iniciou-se a divulgação do projeto na escola. O cartaz foi afixado em locais de maior visibilidade, acompanhado por uma breve explicação oral em contexto de sala de aula, promovida pelos próprios alunos, incentivando a adesão de toda a comunidade educativa.
A “Return Box” foi estrategicamente colocada na secretaria da escola, um espaço de passagem frequente para alunos, professores, assistentes operacionais e encarregados de educação, garantindo o acesso universal e reforçando o compromisso de toda a comunidade com a causa ambiental.
A participação ativa dos alunos, desde a fase de pesquisa até à execução e divulgação, fomentou o seu sentido de responsabilidade e protagonismo no processo de aprendizagem. A “Return Box” não foi apenas um contentor de recolha, foi também o reflexo do caminho que pretendemos, uma escola consciente, que educa para a ação e que acredita no poder transformador da educação para um futuro mais sustentável.
Fotografia da localização do cartaz e da return box: