RETURN BOX | Desafio Edding 2024-25 | Trabalhos

Escola EB 2,3 de Souselo (Cinfães)

Escalão: Escalão 2 - Escolas do 2º e 3º Ciclo

Digitalização da ilustração com boa resolução (caso o cartaz tenha sido feito manualmente), ou submissão da imagem do cartaz (caso tenha sido realizado digitalmente):

Memória descritiva:
No âmbito de uma proposta educativa de sensibilização ambiental, os alunos Tomás Rocha e Tomás Carvalho, da turma 8.º A, participaram no desafio “Return Box”, sob orientação da diretora de turma, Andreia Sousa. O principal objetivo foi a criação de um cartaz digital informativo, em formato A2 e orientação vertical, para divulgar a existência de uma caixa de recolha de marcadores usados na escola. O desafio foi lançado a todas as turmas através da Classroom da disciplina de Oferta Complementar (lecionada pelo diretor de turma). Os diretores de turma informaram os alunos sobre a existência e localização da caixa para a recolha de marcadores usados.
Objetivos do desafio:
• Promover hábitos de reciclagem, sensibilizando a comunidade escolar para a reutilização de materiais de escrita;
• Informar de forma clara, apelativa e acessível sobre a funcionalidade e localização da “Return Box”;
• Estimular a criatividade e a literacia visual e digital dos alunos através da produção de um cartaz com impacto.
Características do cartaz:
• Inclui um slogan apelativo – “Dá uma nova vida aos teus marcadores!” – que desperta a curiosidade e convida à ação;
• Apresenta uma mensagem informativa, direta e motivadora, incentivando à entrega de marcadores, canetas e afins que já não escrevem;
• A imagem da caixa “Return Box” surge em destaque, reforçando o reconhecimento visual do objeto;
• Indica com clareza o local da recolha: o átrio da escola;
• Foi concebido em formato digital, respeitando os critérios definidos no desafio.
Escolha das cores:
• Foram usados marcadores de cores fortes e vibrantes – amarelo, verde, azul e vermelho – com o intuito de chamar a atenção de forma imediata e transmitir energia e positividade. Estas cores são frequentemente associadas a ideias de alerta, natureza e ação, o que reforça a urgência e importância do ato de reciclar.
• O fundo verde-claro foi escolhido por estar simbolicamente associado à sustentabilidade, à ecologia e ao respeito pela natureza. Para além de criar um ambiente visualmente agradável e coerente com o tema, permite que os restantes elementos gráficos se destaquem com clareza.
Metodologia de trabalho:
O trabalho teve início com uma fase de reflexão e troca de ideias, onde se discutiram os objetivos principais da campanha. Seguiu-se a planificação do conteúdo textual e visual, sendo utilizada uma ferramenta digital de design gráfico para criar o cartaz. Os alunos garantiram uma comunicação eficaz, combinando criatividade visual com clareza informativa.
Este projeto permitiu aos alunos desenvolver competências nas áreas do design, da cidadania e da sustentabilidade, promovendo uma participação ativa na construção de uma comunidade escolar mais consciente e responsável. Ao incentivar a reciclagem de materiais escolares usados, esta iniciativa promove pequenas ações com grande impacto ambiental.

Fotografia da localização do cartaz e da return box:

Cartaz + Return Box