Jardim de Infância de Miranda do Corvo (Miranda do Corvo)
Escalão: Escalão 1 - Jardins de Infância e Escolas do 1º Ciclo
Digitalização da ilustração com boa resolução (caso o cartaz tenha sido feito manualmente), ou submissão da imagem do cartaz (caso tenha sido realizado digitalmente):
Memória descritiva:
Memória Descritiva – Projeto “Return Box”
Apresentação do Trabalho:
Este projeto nasceu da vontade de envolver as crianças num gesto ecológico e significativo: recolher todo o tipo de marcadores, instrumentos de escrita (exceto lápis) e frascos de recarga de tinta para os encaminhar para a reciclagem. A ideia foi integrar o tema da sustentabilidade de forma prática, criativa e colaborativa, promovendo a consciência ambiental desde cedo.
A proposta partiu de uma conversa em grande grupo, onde as crianças refletiram sobre o que acontece às canetas que deixam de funcionar. A partir daí, aceitámos o desafio Return Box e criámos um cartaz apelativo para divulgar a iniciativa.
Como Foi Desenvolvido o Trabalho
O processo foi verdadeiramente coletivo:
• Cada sala do Jardim de Infância contribuiu com os diferentes elementos de ilustração, desenhados pelas crianças: árvores e lápis
• Usámos borra de café para criar o caminho de terra da floresta, tornando o cartaz mais sensorial, ecológico e interessante visualmente.
• Em grande grupo, escolhemos o título do cartaz: “Ajuda-nos a escrever um futuro mais verde!” — uma frase com significado que reflete o objetivo do projeto.
• As crianças participaram ainda na construção final do cartaz: colagem dos diferentes elementos
Investigação sobre o Tema:
A fase de investigação foi essencial para despertar a curiosidade e envolver as crianças no tema da sustentabilidade. Tudo começou com uma pergunta lançada em grande grupo:
“O que fazemos com as canetas quando deixam de escrever?”
As respostas espontâneas revelaram diferentes perceções. Algumas crianças diziam que iam para o lixo, outras achavam que podiam ir para o ecoponto, mas poucas sabiam exatamente o que lhes acontecia.
A partir desta inquietação, organizámos momentos de descoberta e exploração em grupo, com diferentes recursos:
• Observação direta de canetas usadas, desmontando algumas para ver de que materiais eram feitas.
• Visualização de vídeos curtos e adequados à faixa etária, sobre o percurso do lixo e o impacto do plástico no planeta.
• Leitura de histórias infantis ligadas ao ambiente e à importância da reciclagem, que ajudaram a contextualizar o problema de forma lúdica e acessível.
• Conversas em grupo onde se destacou que, apesar de pequenas, as canetas também poluem e podem ter um destino mais útil: a reciclagem e a transformação em novos objetos.
• Descobrimos que as canetas, por serem feitas de plástico e outros materiais, demoram muitos anos a decompor-se;
• E, ainda, que existem programas e locais que recolhem esses materiais para os reciclar, evitando que acabem no lixo comum, tal como acontece com o Desafio Return Box.
As crianças mostraram-se muito envolvidas e motivadas, fazendo ligações entre o que aprendiam e as suas experiências em casa e no Jardim de Infância. Esta fase permitiu que compreendessem que cada pequeno gesto conta, e que mesmo os materiais aparentemente “sem valor” podem ganhar uma nova vida.
Divulgação da Return Box
• Cada sala explorou a temática para a divulgação junto das famílias
• A Return Box foi colocada na entrada do Jardim de Infância, num local visível e acessível, juntamente com o cartaz
• Além disso, divulgámos a iniciativa na nossa página de Facebook, envolvendo também as famílias e a comunidade alargada: https://www.facebook.com/share/16CAy16mh2/?mibextid=wwXIfr
Fotografia da localização do cartaz e da return box: